A Assembleia Legislativa do Paraná e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) firmaram uma parceria na tarde desta terça-feira (28) para enriquecer a programação da TV Assembleia com diferentes conteúdos meteorológicos de utilidade pública. Uma cerimônia foi realizada no Hall do Palácio 19 de Dezembro, Prédio Administrativo da Alep, para consagrar a cooperação, reunindo representantes da Casa de Leis, parlamentares, integrantes do Executivo e da empresa pública.
“É mais uma forma de trazermos a boa e precisa informação para a população paranaense”, ressaltou o presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD). “Muitas pessoas acessam nossos canais de comunicação para tomar conhecimento dos nossos projetos de lei, dos nossos requerimentos, de informações sobre a devolução de recursos ao Poder Executivo. E agora terão informações meteorológicas exatas", complementou o chefe do Poder Legislativo.
“É a união dos poderes trabalhando em conjunto para melhorar a qualidade da população”, corroborou a deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária da Alep.
A proposição e articulação entre as duas instituições foi conduzida pelo deputado Goura (PDT), 5º secretário da Alep, a partir de maio deste ano. Desde então, foram realizadas reuniões de trabalho entre o Legislativo, a empresa e a Sedest para afinar a parceria. “É a ciência do Paraná feita no Paraná”, ressaltou o parlamentar.
“É necessário para que possamos ter um olhar sobre o clima como um todo. A gente fala das mudanças climáticas, estamos na véspera da COP [Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima]. Temos que ter a ciência pautando as decisões políticas. Parece que é só boletim do tempo, mas não é só isso. Vamos ajudar a salvar vidas, dar alertas para a população”, destacou Goura.
Termo
O termo de cooperação prevê a disponibilização diária, pelo Simepar, de conteúdos meteorológicos para a veiculação na TV Assembleia. Dentre as produções a serem fornecidas estão imagens de satélite, mapas diários de previsão do tempo, com temperaturas mínimas e máximas para as maiores cidades do Paraná; e tabelas com a previsão do tempo. Os serviços serão prestados em regime de cooperação mútua, sem nenhuma forma de remuneração.
Desde o dia 10 de outubro a TV Assembleia exibe previsões do tempo produzidas pela empresa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Desde então, diariamente, informações atualizadas sobre o tempo no Paraná alcançam o telespectador da emissora logo no início da manhã, por volta das 8h. Em breve, novas produções meteorológicas ingressarão na grade de programação da emissora. O termo de cooperação entre as duas instituições tem vigência de 24 meses.
Para Paulo de Tarso, diretor-presidente do Simepar, a iniciativa fomenta a democratização dos dados e ajuda a eliminar a distância que existe entre a entidade e as estruturas de comunicação do Estado, tanto no Executivo como no Legislativo. "São informações confiáveis do clima do Paraná que vão atender desde a dona de casa até o produtor rural, que dependem cada vez mais de uma boa previsão meteorológica".
“O Simepar é um orgulho do Paraná e é um serviço meteorológico de ponta", elogiou Rafael Greca, secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável do Estado. “A parceria simboliza a inovação nas mídias que a Assembleia vem fazendo e a sua presença permanente em todas as regiões do Estado, nas cidades e nas comunidades". Na cerimônia, o gestor detalhou os planos de expansão da empresa pública, que hoje colabora com quatro outros estados, além do Paraná, e a ampliação de suas estruturas.
O diretor-geral da Alep, Wellington Dalmaz, citou a importância de valorizar o trabalho de uma empresa pública paranaense. “É um prestígio que a Assembleia Legislativa do Paraná quer dar, por meio da TV Assembleia, ao utilizar os serviços que são muito bem feitos pelo Simepar e apresentá-los para toda a população paranaense”.
Assinatura
O termo de cooperação foi assinado por Curi, Goura, Greca, Dalmaz e Paulo de Tarso. Os deputados Alexandre Amaro (Republicanos), 4º secretário da Alep; Cloara Pinheiro (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Flávia Francischini (União), 1ª vice-presidente da Casa de Leis, Maria Victoria, Secretária Marcia Huçulak (PSD) e Cristina Silvestri (PP) também assinaram o documento.
"ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ALEP E O SIMEPAR" 28/10/2025
Carregando fotos...