Em homenagem aos 158 anos da Polícia Civil do Paraná, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta quinta-feira (29), quando entregou diplomas de menção honrosa a autoridades da área da segurança pública em reconhecimento à dedicação e trabalho em prol da sociedade paranaense.
“Essa é uma homenagem mais do que justa a uma corporação que é incansável na busca do bem estar, da segurança dos nossos cidadãos”, afirmou o deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança do Legislativo e um dos propositores da solenidade, a quem coube presidir o evento.
Além de Moraes, a sessão aconteceu por iniciativa dos deputados Plauto Miró (DEM), 1º secretário, e Ney Leprevost (PP). “A Polícia Civil do Paraná tem um histórico de grande trabalho pela comunidade. É justo registrarmos para a posteridade os 158 anos desta importante instituição”, declarou Ney Leprevost. Plauto Miró compartilha do mesmo entendimento, acrescentando que os policiais civis são prestadores de um extraordinário serviço público, digno de todo reconhecimento e máximo respeito. “Em 158 anos de história esta é uma homenagem mais do que justa e merecida. Uma solenidade muito importante, onde inúmeros e destacados profissionais estão sendo homenageados e onde podemos saber um pouco mais de como anda a segurança pública de nosso Paraná”, frisou o 1º secretário.
O secretario Reinaldo de Almeida César, da Segurança Pública, afirmou que o objetivo do Governo Beto Richa é garantir que a sociedade possa contar com uma polícia que ofereça um tratamento digno aos cidadãos, cortês, respeitoso e profissional. “Ainda temos limitações provocadas pela falta de investimentos em equipamentos e pessoal. Mas esse quadro de desmantelo não impede que essa polícia se supere a cada dia, apresentando resultados altamente positivos”, assinalou Almeida César. Hoje a polícia civil paranaense conta com um efetivo de cerca de 3.500 profissionais.
Reestruturação – Também o delegado Marcus Vinicius da Costa Michelotto, delegado-geral da Polícia Civil, fez questão de enaltecer o esforço cotidiano da instituição para assegurar o atendimento às necessidades da população. Almeida César e Michelotto destacaram ainda que o quadro de abandono enfrentado nos últimos anos pela categoria está mudando. Segundo eles, os investimentos já anunciados pelo Governo vão garantir a reestruturação da corporação, que trabalha no limite com garra e determinação. “Essa homenagem e o respeito como esta Casa de Leis tem tratado a categoria é um estímulo”, acrescentou o delegado-geral.
Participaram ainda da solenidade os deputados Professor Lemos (PT) e Pedro Lupion (DEM). Foram homenageados durante a cerimônia o delegado-geral, o delegado-geral adjunto, delegados divisionais, investigadores, escrivães, papiloscopistas e integrantes do quadro geral da Polícia Civil. O evento contou com a participação especial do Coral da Polícia Civil, sob a regência do maestro Wilson dos Santos.