O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), participa nesta quarta-feira (03) do II Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos em 2008 que acontece em Foz do Iguaçu até o dia 5 de dezembro. A reunião dos novos administradores públicos, que é promovida pelo governo estadual, tem como objetivo o planejamento dos 100 primeiros dias de mandato, inclusive a execução de programas com verbas estaduais.“É preciso ter um plano mínimo de ação para os primeiros 100 dias de governo. Somente assim, o indispensável espírito de realização – que deve ser a marca de uma gestão que se inicia – se fará presente e dará forma concreta e caráter definitivo à administração pública”, afirma o presidente Nelson Justus.Para Justus a formação de uma boa equipe "capaz de oferecer suporte técnico e apoio político para que as propostas, hoje no papel, ganhem as ruas das nossas cidades" é imprescindível para a execução de um plano de governo. Além disso, ele avalia como extremamente necessário a “troca de experiências”, o que assim possibilitaria aos novos prefeitos e prefeitas conhecer os programas do governo estadual que possam ser aplicados em seus municípios.Durante o encontro, Justus disse que os administradores públicos poderão contar com a Assembléia Legislativa. Ele lembrou ainda o caráter itinerante que a Casa adotou nos últimos anos, com a realização de audiências públicas em diversos municípios do Paraná. A última promovida discutiu a questão da minirreforma tributária, proposta pelo governo estadual, e que deve entrar na pauta de votações nos próximos dias.De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o encontro dos eleitos integra o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, que o Governo do Estado, por meio da Sedu e do Paranacidade, vem realizando desde 2003 com a finalidade de qualificar os gestores públicos municipais (prefeitos, vices, secretários e vereadores) para uma atuação estratégica e empreendedora. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae-PR, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Federação das Associações de Municípios do Paraná (Femupar).Encontros para articular os primeiros dias de mandato vêm sendo realizados pelo governo estadual, o primeiro desta espécie aconteceu em 2004 na cidade de Foz do Iguaçu. Na ocasião participaram 250 prefeitas e prefeitos eleitos naquele ano, que tiveram acesso sobre o funcionamento da administração pública estadual. Neste ano, os participantes terão a chance de receber orientações de como elaborar um programa de governo, conhecer os projetos, programas, convênios e mecanismos de repasses de verbas e financiamentos do Governo do Estado, além de estreitar o relacionamento com outros gestores públicos.Serviço:II Encontro de Prefeitas e Prefeitos EleitosData: 3 a 5 de dezembro de 2008Local: Foz do Iguaçu/Hotel Rafain Palace HotelEndereço: Avenida Olimpio Rafagnin- 2.357- Parque Imperatriz- Foz do Iguaçu.