Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher presta contas do ano de 2021 Grupo de trabalho é presidido pela deputada Cantora Mara Lima (PSC).

23/12/2021 09h32 | por Diretoria de Comunicação
Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (PSC), fez um balanço das atividades do grupo de trabalho durante o ano de 2021. Segundo ela, “mesmo com a pandemia, os trabalhos da Comissão não pararam”.

No ano de 2021 foram analisados pela Comissão sete projetos de lei, que receberam pareceres favoráveis e seguiram a tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná. Projetos que criaram o Programa de Cooperação e Código sinal Vermelho, usado como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar; o projeto que criou o Programa Tem Saída, destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além da proposta que permitiu que o Estado distribuía absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde do Paraná.

Audiência públicas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher também realizou diversas audiências pública, de forma remota, para debater temas importantes e celebrar datas específicas que focam na defesa, no empoderamento e nos direitos das mulheres. Como a audiência alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que teve como tema "Desafios de ser Mulher no Cenário Atual”. O evento contou com a presença dos membros da Comissão e convidados, como a presidente do LIDE Paraná e do LIDE Mulher Paraná, Heloisa que falou sobre “A força da mulher e influência”. O evento também contou com a presença de Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Curitiba, falando sobre a “atuação da Casa da Mulher Brasileira durante a pandemia”. E coordenadora do Movimento Mulheres que se Importam, Eliana Arantes Salcedo, falando sobre “Mulher, quem a pode definir?”.

Em parceria com a Associação Colabore com o Futuro, a Comissão também realizou uma audiência pública com o tema: “Diagnóstico Precoce – a preocupante queda dos números de mamografias no Brasil durante a Pandemia de Coronavírus ”, que contou com a participação dos médicos e especialistas.

Já em Outubro o tema foi câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher na abertura da Campanha Outubro Rosa 2021 que teve como tema: “Mulher por Inteiro”.

A audiência contou com a presença de especialistas no tema, entre eles o médico mastologista Cícero de Andrade Urban; o cirurgião plástico Marcelus Nigro; a psicanalista e sexóloga Sabrina Matos; a advogada e voluntária da associação Amigas da Mama, Daniele Banzzatto; da Cláudia Gaby, paciente recuperada de câncer de mama e Simone Beck Ribeiro, 2ª vice-presidente da FEMAMA e presidente da HUMSOL.

Além da presidente, deputada Cantora Mara Lima, fazem parte da Comissão as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSC), Maria Victoria (PP), Cristina Silvestri (CDN) e os deputados Tião Medeiros (PTB) e Goura (PDT).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação