Presidente da Comissão de Turismo destaca apoio para retomada do setor Grupo de trabalho é liderado pelo deputado Soldado Fruet (PROS).

15/07/2021 14h48 | por Assessoria parlamentar

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Toni Ricardo

Presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná fechou o primeiro semestre de 2021 com a aprovação de pareceres favoráveis a oito projetos de lei. “Considero muito positivo o resultado dos trabalhos, já que as rotas, eventos, títulos e diretrizes que receberam o nosso aval terão um papel importante na retomada do turismo paranaense antes mesmo do fim da pandemia da Covid-19”, destacou o Soldado Fruet. Segundo ele, “as pesquisas mostram que a aposta do setor para voltar à normalidade é o turismo regional, com viagens rodoviárias curtas dentro do Estado, e as propostas validadas pela Comissão contribuem nesse sentido”.

Na primeira reunião do grupo temático, realizada no dia 20 de abril, passaram três projetos: 133/2019, de autoria do deputado Emerson Bacil (PSL), que insere no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná a Festa do Fumicultor, realizada anualmente no último domingo do mês de abril, no município de São João do Triunfo; 837/2019, do deputado Tião Medeiros (PTB), que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Recanto Dom Bosco, situado no Distrito de Sumaré, Município de Paranavaí; e o 596/2020, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que institui a Região Turística Ilha do Sol, integrada pelos municípios de Primeiro de Maio e Sertaneja.

Na segunda reunião do ano, no dia 8 de junho, avançaram mais três propostas: 639/2020, do deputado Tercílio Turini (CDN), que concede o Título de Capital Paranaense do Turismo de Aventura ao Município de Sapopema; 549/2020, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho, integrado por trechos e trilhas que cruzam os municípios de Jataizinho, Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Tamarana; e o 601/2020, do deputado Soldado Fruet (PROS), que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado em Itaipulândia, e insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a Peregrinação de Fiéis ao Santuário, que ocorre anualmente na semana de 12 de outubro.

Já na terceira reunião, no dia 22 de junho, receberam pareceres favoráveis os projetos: 378/2020, dos deputados Emerson Bacil (PSL) e Delegado Recalcatti (PSD), que estabelece diretrizes de incentivo ao turismo no Estado do Paraná, através da instalação de placas de sinalização vertical, nas rodovias de entrada dos municípios, dispondo sobre suas respectivas raízes culturais e/ou potencialidades econômicas; e o 580/2020, do deputado Do Carmo (PSL), que institui a Ciclorrota Norte Central no Estado do Paraná. Além disso, a turismóloga Alessandra Wagner Nester apresentou o projeto Reinventário Turístico - Alternativa para reinventar o Turismo no Paraná, com ideias para transformar o Estado em um destino turístico inteligente.

Eventos – Ações voltadas à retomada do setor também foram debatidas com a participação do presidente da Comissão de Turismo em reuniões ordinárias do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), nos dias 11 de março e 1º de julho, como conselheiro indicado pela Assembleia Legislativa. E, em 25 de março, o deputado Soldado Fruet esteve na reunião on-line do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso criado pela Paraná Turismo.

Integram a Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, além do presidente, deputado Soldado Fruet, os deputados: Anibelli Neto (MDB), Cobra Repórter (PSD), Galo (PODE), Maria Victoria (PP), Professor Lemos (PT) e Rodrigo Estacho (PV).