Procuradoria da Mulher aumenta seu número para 136 em todo o Paraná O Estado é o que mais tem Procuradorias em todo o Brasil e é uma referência nacional.

10/11/2023 16h54 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná atingiu o número de 136 municípios com órgãos instalados em todo o Estado e que atuam em defesa das mulheres. Desde fevereiro deste ano, a deputada Cloara Pinheiro (PSD) assumiu como Procuradora Especial da Mulher da Casa e vem trabalhando para difundir ainda mais o trabalho em defesa de todas as paranaenses. O Estado é o que possui a maior quantidade de Procuradorias em todo o Brasil.

“Desde que assumi como Procuradora Especial da Mulher aqui na Assembleia Legislativa do Paraná, meu trabalho, junto com a minha equipe, foi pautado na defesa das mulheres. Mas acima de tudo nós acolhemos quem nos procura. Acredito que esse seja nosso diferencial”, reforça Cloara Pinheiro.

Os municípios de Faxinal, Vera Cruz do Oeste, Colombo, Nossa Senhora das Graças e Sertanópolis, foram os locais onde a Procuradoria da Mulher foi instalada recentemente no Paraná.

A Procuradoria Estadual da Mulher foi criada em 2019, data também em que foi lançado o primeiro Protocolo Integrado do país para criação e uniformização das Procuradorias Municipais da Mulher no Paraná. Um documento para vereadoras que se tornou referência e deu respaldo para a criação de uma cartilha nacional, publicada pela Câmara Federal, para impulsionar a criação de mais Procuradorias ao redor do Brasil, usando o Paraná como modelo.

Diversas ações, reuniões e encontros foram desenvolvidos ao longo desses meses. A Procuradora da Mulher, Cloara Pinheiro, ressalta a importância de ações que estejam cada vez mais perto da comunidade, para que o acolhimento seja feito da melhor maneira possível para a vítima. “Precisamos conhecer a realidade das mulheres que chegam até nós. Os municípios têm essa função essencial de nos aproximar da realidade de cada região”, afirma.

Atendimentos

Até hoje, 10 de novembro de 2023, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, já realizou cerca de 900 atendimentos entre vítimas assistidas e mentorias, que são as orientações dadas para as procuradoras municipais e servidoras.

“A Procuradoria é um canal que recebe denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher e que busca soluções rápidas e eficazes junto de qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados. Com mais Procuradorias no Estado, podemos ajudar ainda mais mulheres”, ressalta a Procuradora da Mulher da Assembleia, a deputada Cloara Pinheiro.