Programas educativos e preventivos da Polícia Militar são homenageados na Assembleia Legislativa

17/03/2014 18h45 | por Luiz Alberto Pena e Sandra C. Pacheco
Na tribuna, deputado Rossoni (PSDB).

Na tribuna, deputado Rossoni (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Na tribuna, deputado Rossoni (PSDB).
A Assembleia Legislativa promoveu sessão solene ao final da tarde desta segunda-feira (17) para, conforme proposição do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), prestar homenagens ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ambos da Polícia Militar do Paraná.

Praczyk destacou dois entre os vários motivos que o levaram a propor a realização do evento: “É de minha autoria a lei que transformou esse importante programa que é o PROERD em uma política de Estado. E, por outro lado, entendi que seria justo aplaudir as boas ações desenvolvidas pela nossa brava Polícia Militar, às quais a mídia, de um modo geral, dá pouca atenção. Critica-se muito o trabalho do policial, como se ele devesse ser infalível. E quando ele presta serviços inquestionavelmente meritórios e importantes para a sociedade, olha-se para isso como se fosse uma simples obrigação. Julgo estar preenchendo uma lacuna ao dar a essas boas iniciativas o reconhecimento que merecem”, observou.

Prestigiaram a sessão solene, entre outras autoridades, o vice-governador Flávio Arns, o comandante do Batalhão de Polícia Militar Comunitária, major Ronaldo de Abreu, o coordenador estadual do PROERD, coronel Douglas Santini Dabul, e o sub-comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Mattos, que representou o comandante geral da corporação, coronel Cesar Vinicius Kogut.

Histórico –
O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária foi criado em 1994 e é uma organização policial especializada na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo o Paraná, atuando em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Além do atendimento de ocorrências e da atuação mais tipicamente policial para reduzir a incidência de delitos, ele também desenvolve diversas atividades preventivas, envolvendo pais, alunos, professores e funcionários das escolas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ou PROERD, começou em 1982 na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir de uma parceria entre o Departamento de Polícia daquela cidade e as escolas. O programa, voltado principalmente para crianças de 1ª a 4ª séries, foi introduzido no Brasil em 1992, inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, chegando ao Paraná no ano de 2000. O programa consiste em uma ação conjunta entre as polícias militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, para que os jovens possam reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e para a prática da violência, desenvolvendo habilidades para que venham efetivamente a resistir a estas investidas.

Ouça o Podcast relacionado


 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação