A Comissão de Agricultura realizou reunião ordinária nesta terça-feira (13). A proposta do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) determinando a inspeção periódica de pulverizadores utilizados nas práticas agrícolas foi retirado de pauta a pedido do autor. A intenção é aprofundar a discussão sobre o tema com os representantes do segmento em uma audiência pública, que será marcada em conjunto com a Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, que é presidida por Cheida. Pela Comissão de Agricultura, o deputado Rasca Rodrigues (PV) foi designado para auxiliar na condução e organização dos debates.
Foram em seguida aprovados o projeto de lei nº 675/11, instituindo política estadual de agroindústria familiar, de autoria do deputado André Bueno (PDT); o projeto nº 922/11, do deputado Antônio Anibelli Neto (PMDB), incluindo no calendário oficial do Estado a Festa do Tomate, no dia 25 de março, em Reserva; a proposição nº 811/11, estabelecendo entre os eventos gastronômicos do Paraná a Festa da Tilápia Recheada, de autoria do deputado Professor Lemos (PT); e o projeto nº 620/11, do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), inserindo no calendário estadual a Festa do Morango, no dia 11 de agosto.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Hermas Brandão Júnior (PSB), avaliou positivamente o andamento da reunião, viabilizando agora o trâmite das propostas. “A comissão está empenhada em não deixar nenhum projeto parado na Casa e que eles possam, eventualmente, seguir para outras comissões ou serem encaminhados ao Plenário o mais breve possível”, afirmou o parlamentar.
Participaram da reunião os deputados Pedro Lupion (DEM), Rasca Rodrigues (PV), Elton Welter (PT) e Antônio Anibelli Neto (PMDB) e Francisco Bührer (PSDB).