Projeto de lei apresentado na Assembleia cria o Programa de Mamografia Móvel do Paraná

16/03/2015 17h01 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputada Claudia Pereira (PSC).

Deputada Claudia Pereira (PSC). Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputada Claudia Pereira (PSC).

Levar o exame de mamografia a todas as regiões do estado. Esta é a intenção do projeto de lei nº 145/2015, protocolado na Assembleia Legislativa na última semana pela deputada Claudia Pereira (PSC). A iniciativa, segundo a deputada, começou a ganhar forma em Foz do Iguaçu, sua principal base política e onde atuou como secretária municipal, proporcionando atendimento gratuito às mulheres que precisam do exame que previne o câncer da mama. "Agora, transformamos em projeto de lei e já apresentamos à Assembleia. Estamos só aguardando a tramitação para então conseguirmos levar para os municípios unidades móveis que atenderão essas mulheres em várias localidades, incluindo as áreas rurais", informa.
Com o programa, destaca Claudia, será possível identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer da mama em todo o território paranaense. "Muitas vezes, as mulheres recebem a indicação do médico para fazer a mamografia, mas muitas deixam de fazer por falta de oportunidade", enfatizou. De acordo com a deputada, com o programa será possível articular ações que visem ao aumento da cobertura mamográfica no estado, prioritariamente em favor das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, para o rastreamento do câncer de mama. Também será possível desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame mamográfico às mulheres da faixa etária para o rastreamento do câncer de mama, bienalmente.
"Desta forma poderemos fortalecer ações de prevenção secundária para o câncer de mama, com o favorecimento para o seu diagnóstico precoce e o encaminhamento em tempo adequado para a confirmação diagnóstica e o tratamento especializado", destaca Claudia. Outro objetivo será prestar ações de fortalecimento do desenvolvimento regional da rede de atendimento à população.
Os municípios paranaenses que se encontrarem com os menores percentuais de realização de exames de mamografia, segundo o Índice de Desempenho dos SUS (IDSUS), serão prioridade, afirma a deputada.
Contexto – O programa de Exames de Mamografia Móvel será executado através de parceria entre a União e os municípios. Os exames serão prestados através da prestação de serviços diagnósticos por imagem por estabelecimentos públicos ou privados de saúde, contratados ou conveniados, por meio de unidades móveis de saúde, interessados em realizar exames de mamografia.
Para participar do programa os municípios terão que cumprir os seus objetivos, como o de articular ações que visem ao aumento da cobertura mamográfica em todo território paranaense, identificar e convocar as mulheres elegíveis, realizar agendamento regulado e organizado das mulheres dentro da faixa etária prevista e garantir o atendimento nos serviços especializados de média e alta complexidade, nos casos que necessitarem de intervenção e cuidado por alterações no exame mamográfico.
É necessário também enviar à Secretaria Estadual da Saúde estimativa do público-alvo a ser coberto pelos serviços do programa, relação de estabelecimentos de saúde e respectivas unidades móveis que foram contratadas e proposta para execução dos serviços detalhando a área de abrangência e fluxo de mulheres a serem contempladas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação