NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Projeto Define Rotulagem de Transgênicos
17h47
por Pena
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP 12/09/2005
2 min de leitura
1.124 visualizações
(distribuído em 12/09/05)Jornalista: PenaPROJETO DEFINE ROTULAGEM DE TRANSGÊNICOSTodos os produtos comercializados no Paraná que contenham mais de 1% de matéria-prima transgênica deverão apresentar rotulagem especial com símbolo transgênico em destaque, em conjunto com frases como “produto transgênico” ou “contém matéria-prima transgênica”. Esta determinação é parte de um projeto de lei de autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT), aprovado pela Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (12/09), em primeira discussão, e prevê ainda que os produtos que tenham sido fabricados a partir de transgênicos, mesmo que não contenham o DNA transgênico em sua composição final, devam estampar a frase “fabricado a partir de produto transgênico”. A proposta da deputada petista dispõe também que óleos, margarinas e lecitinas de soja, e os produtos derivados de animais alimentados com transgênicos, como leite, ovos e carne, devem trazer rótulo com a informação de que se trata de “produto de animal alimentado com transgênico”. Luciana Rafagnin justifica sua iniciativa lembrando que em outros países, segundo a organização não-governamental Greenpeace, a obrigatoriedade de rotulagem de produtos transgênicos, tanto para alimentação humana como animal, já existe. “A União Européia já exige, desde 18 de abril de 2003, a rotulagem completa de todos os produtos fabricados a partir de organismos geneticamente modificados, mesmo nos casos em que não é possível detectar o DNA geneticamente modificado”, destaca.
Notícias Relacionadas
15:33
Projeto de lei do deputado Delegado Tito Barichello (PL) propõe título de Utilidade Pública à Associação de Moradores da Vila Ivaí, em Curitiba
Proposta reconhece a relevância social da entidade, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento comunitário, a assistência social e a promoção da cidadania.
Leia mais
10:50
Deputado Artagão Júnior (PSD) denuncia possível fraude em posto de combustíveis de Curitiba e cobra fiscalização
Leia mais
10:23
Deputado Moacyr Fadel (PSD) defende prorrogação de benefício do ICMS para fortalecer a suinocultura paranaense
Parlamentar destaca que a medida garante competitividade aos produtores, segurança jurídica e preservação da renda no campo.
Leia mais
10:02
Lei que institui o Dia Estadual de Valorização da Família no Paraná celebra 10 anos neste dia 21 de outubro
Instituída por projeto do deputado Gilson de Souza (PL), a data integra o Calendário de Eventos do Estado e destaca o papel da convivência familiar na formação das pessoas.
Leia mais