Projeto do deputado Goura (PDT) que cria a Semana Estadual do Brincar é aprovado na Assembleia

12/03/2024 17h50 | por Assessoria Parlamentar

“O brincar promove o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da criança. O brincar é o instrumento de expressão da criança. O brincar é fonte de aprendizado e troca de saberes. O brincar é uma forma de expressão cultural. O brincar cria vínculos sociais e de comunicação. O brincar é fonte de prazer e liberdade”, destacou o deputado Goura (PDT), autor do projeto de lei.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, de reunir crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais e fomentar a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (12), em primeira discussão, o substitutivo geral ao Projeto de Lei 526/2023, que institui a Semana Estadual do Brincar.

Com a aprovação do PL 526/2013 fica instituída a Semana Estadual do Brincar no Estado do Paraná, a se realizar, anualmente, na semana do dia 28 de maio, Dia Mundial do Brincar. São objetivos do projeto de lei o estímulo ao brincar como promoção do desenvolvimento da criança, com ampliação dos espaços e programas de lazer e de recreação, prioritariamente nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Lei municipal

O deputado Goura lembrou que, em março de 2018, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de sua autoria que instituiu e incorporou ao Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana do Brincar. “Ainda em 2018, fizemos o primeiro Brincar no MON com centenas de crianças e familiares participando. Foi um sucesso que repetimos no ano passado, também no MON, com grande sucesso”, recordou.