Projeto do deputado Luiz Fernando Guerra (União) que inclui peixe na merenda escolar do Paraná avança na Assembleia O objetivo é que mais de 928 mil alunos paranaenses tenham uma alimentação mais completa.

25/08/2023 17h26 | por Assessoria Parlamentar
O peixe é um alimento com alto valor nutritivo e considerado de boa digestibilidade. Além disso, um dos princípios da alimentação saudável e adequada é a variedade de produtos e precisamos enxergar que nem todas as famílias tem o costume ou acesso à pescados semanalmente”, destaca o parlamentar.

O peixe é um alimento com alto valor nutritivo e considerado de boa digestibilidade. Além disso, um dos princípios da alimentação saudável e adequada é a variedade de produtos e precisamos enxergar que nem todas as famílias tem o costume ou acesso à pescados semanalmente”, destaca o parlamentar.Créditos: Divulgação

O peixe é um alimento com alto valor nutritivo e considerado de boa digestibilidade. Além disso, um dos princípios da alimentação saudável e adequada é a variedade de produtos e precisamos enxergar que nem todas as famílias tem o costume ou acesso à pescados semanalmente”, destaca o parlamentar.

O projeto de lei 687/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (União), que dispõe sobre a inclusão de carne de peixe no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino, foi aprovado nesta semana pelos membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo da iniciativa é diversificar os produtos servidos aos estudantes, levando mais qualidade à merenda.

Luiz Fernando Guerra, autor do projeto, reforça a importância de uma alimentação variada e completa para os jovens. “O peixe é um alimento com alto valor nutritivo e considerado de boa digestibilidade. Além disso, um dos princípios da alimentação saudável e adequada é a variedade de produtos e precisamos enxergar que nem todas as famílias tem o costume ou acesso à pescados semanalmente. Então enriquecer e diversificar a alimentação é cuidar da saúde dos nossos mais de 928 mil alunos do nosso estado”, destaca.

A inclusão de peixe na merenda escolar também deve contribuir significativamente para o desenvolvimento da psicultura no estado (criação de peixes em fazendas aquáticas) e, portanto, trazer grandes benefícios para a economia e a comunidade paranaense. O Projeto de Lei já foi aprovado na CCJ e na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná e nos próximos dias deve seguir para votação em plenário.

A proposta de Luiz Fernando Guerra estipula que a carne de peixe deve ser servida ao menos uma vez por semana, respeitada a cultura alimentar e o perfil epidemiológico da população atendida.

No Paraná, a criação comercial de tilápias acontece em 363 dos 399 municípios. Nova Aurora, no oeste do estado, conta com pouco mais de 10 mil habitantes, e é a líder no ranking de produção, representando 13,82% do total. Em 2022, a negociação de tilápia paranaense aconteceu com 34 países.

Produção recorde

Somente no ano passado foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, com receita de cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o levantamento do “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”.  O crescimento no ano passado foi de 2,3%, sobre as 841.005 toneladas de 2021. Essa produção está espalhada por 26 estados, além do Distrito Federal. O Paraná é o estado campeão no ranking de produção, com 194 mil toneladas.

Com mais de 34% do volume total de tilápias do país, o Paraná tem o título de estado que mais produz o pescado no Brasil. Em 2022 os paranaenses cultivaram 187.800 toneladas da espécie, 3,2% a mais do que no ano anterior. Com isso, a Região Sul aparece bem na frente no ranking, somando 239.300 toneladas (43,5%). A segunda posição no cultivo nacional de tilápia fica com São Paulo, que produziu 77.300 toneladas em 2022 e teve aumento de 1,5% sobre o volume de 2021.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação