Projeto do deputado Soldado Fruet coloca o Torneio de Pesca do Tucunaré no calendário oficial

22/02/2022 11h48 | por Assessoria parlamentar

Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré poderá incluir o Calendário de Eventos do Paraná.Créditos: Pesti Paraná

Projeto de lei protocolado pelo deputado estadual Soldado Fruet (PROS) insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré, que ocorre anualmente na semana do dia 12 de março, no município de Santa Terezinha de Itaipu, na Região Oeste. A matéria deve ser lida na sessão desta quarta-feira (23) e após isso, será analisada pelas Comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Paraná, a começar pela de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votada em plenário.

“O Torneio de Pesca ao Tucunaré de Santa Terezinha de Itaipu é um importante e tradicional evento para os praticantes da modalidade que congrega participantes brasileiros e estrangeiros”, destacou o parlamentar na justificativa do PL. A idealizadora do evento, Associação de Pesca Esportiva Santa Terezinha de Itaipu (PESTI) foi formada em maio de 2013, por um grupo de amigos apaixonados pela pesca esportiva.

Passados alguns anos, o objetivo dos quinze amigos que se uniram para formar a Associação e promover a pesca esportiva no Estado tornou-se realidade. A oitava edição do torneio, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de março deste ano, está com todas as 250 vagas esgotadas, nas categorias de duplas e trios. O método de pesca utilizado no evento é o “pesque, fotografe e filme a soltura”, ou seja, a soltura no local da captura é obrigatória para que não haja riscos ou danos ao meio ambiente.

A atual edição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, Itaipu Binacional, FEPAP (Federação Paranaense de Pesca Esportiva), Polícia Militar do Estado do Paraná, Corpo de Bombeiros do Paraná, Marinha do Brasil, Polícia Federal (NEPOM), Lobos da Trilha e ADETUR (Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu). Em função da importância do evento esportivo para o cenário estadual, o deputado pede o apoio dos colegas deputados para a aprovação do projeto.