Projeto prevê restrições para quem não quiser se vacinar contra a Covid-19
Os deputados estaduais Alexandre Curi (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentaram, nesta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei para incentivar a imunização completa da população paranaense contra a Covid-19 e penalizar as pessoas que não se vacinarem após o término de todas as fases de aplicação.
O texto determina a proibição do acesso de pessoas não vacinadas em creches, escolas, universidades públicas e particulares e em ônibus, trens, aviões e embarcações e outros modais de transporte. Também impõe restrições para a obtenção de documentos públicos, inscrição em concursos públicos e em cargos públicos e em demais modalidades relacionadas ao Estado.
“Uma pessoa que não se vacina não está apenas causando riscos à própria saúde, mas também aumentando a chance de outras pessoas contraírem o vírus. Diante disso, o presente projeto de lei tem como objetivo incentivar a imunização de todos os paranaenses para evitar mais mortes e conter a proliferação da doença”, justificam os autores. “As principais disposições são a proibição de que pessoas não vacinadas entrem em creches, estabelecimentos de ensino, aeronaves, embarcações, trens, ônibus e demais modais de transporte, pois esses locais naturalmente geram aglomerações”, completam.
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais Comissões temáticas antes de ser votado em plenário.
Notícias Relacionadas
Assembleia comemora 118 anos de imigração japonesa
Evento foi uma iniciativa do deputado Jairo Tamura (PL)
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) alerta para baixa adesão à vacina da gripe
Parlamentar lembra que a imunização reduz casos graves e a necessidade de internações, que impactam os sistemas de saúde. "Não acredite em negacionistas", diz.
Leia maisDeputado Alexandre Curi (Republicanos) propõe lei para combater o racismo em estádios e eventos no Paraná
De acordo com o presidente da Assembleia, o objetivo é fortalecer o enfrentamento a uma prática incompatível com os valores da sociedade paranaense.
Leia maisPara deputada Maria Victoria (PP), lei que reconhece Curitiba como Capital do Hidrogênio Renovável consolida o protagonismo do Paraná na transição energética
A 2ª secretária da Casa assina a nova legislação ao lado do presidente, deputado Alexandre Curi (Republicanos); e do 1º secretário, deputado Gugu Bueno (PSD).
Leia mais