Projeto propõe título de Capital do Cimento para Rio Branco do Sul
Rio Branco do Sul, cidade da Região Metropolitana de Curitiba poderá se tornar a Capital do Cimento. O projeto de lei 323/2022 que concede o título foi protocolado na terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Paraná. Rio Branco do Sul é um importante pólo de riquezas minerais, como argila, argilito, filito, siltito, rocha carbonática e rocha para revestimento e ornamental. Por isso, são muitas as indústrias instaladas ali, produtoras de cal e calcário – além do cimento, diz a justificativa do projeto.
O município é conhecido internacionalmente pela grande produção de cimento, possuindo a maior fábrica da América Latina, com capacidade para produção de sete milhões de toneladas do produto ao ano, empregando mais de 90% da mão de obra local.
Rio Branco do Sul é economicamente essencial para o Paraná, com relevante capacidade industrial que gera emprego e renda. A cidade tem mais de 32 mil moradores e além da maior fábrica de cimento da América Latina, seu parque industrial se destaca na produção de implementos rodoviários, cal e extração de minérios.
O município tem ainda áreas de reflorestamento para produção de madeiras e lenhas. Na agricultura, os destaques são para a tangerina, mandioca, feijão, soja e milho.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia mais
Deputado Marcelo Rangel (PSD) propõe política estadual para reintrodução responsável de animais urbanos
Leia mais