Projeto que proíbe cobrança de multas por perda de tickets de estacionamento é aprovado na Assembleia Proposta dispõe que estacionamentos manterão registros de entrada e saída de veículos, que servirão como base para a cobrança dos seus serviços.

10/04/2017 16h44 | por Sandra C. Pacheco
Sessão Plenária 10/04/2017

Sessão Plenária 10/04/2017Créditos: Noemi Froes/Alep

Sessão Plenária 10/04/2017


Em sessão realizada nesta segunda-feira (10) a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em primeira votação, o projeto de lei nº 78/2016, de autoria do deputado Felipe Francischini (SD), tratando da perda ou extravio de cartão ou ticket de estacionamentos comerciais. O texto dispõe que os estabelecimentos deverão manter registro de entrada e saída dos veículos e que, em caso de perda do cartão ou ticket fornecido ao motorista, consultar o registro para efeito de cobrança dos serviços. Também proíbe expressamente a cobrança de qualquer tipo de multa ou penalidade por esse motivo.

Também foram aprovados em primeiro turno o projeto de lei nº 38/2016, assinado pelos deputados Maria Victoria (PP) e Rasca Rodrigues (PV), e o projeto de lei nº 562/2016, da deputada Maria Victoria. O primeiro altera a Lei nº 16.346/2009, que obriga empresas potencialmente poluidoras a contratarem responsável técnico em meio ambiente, para incluir no rol de profissionais aptos a atuar como responsável técnico os geógrafos. E o segundo insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia da Irmandade dos Cossacos”, comemorado em Prudentópolis.

Artistas de rua – Com a proposta já em terceira votação, foram aprovadas as emendas de Plenário ao projeto de lei nº 900/2015, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PPL), regulamentando a apresentação de artistas em espaços públicos e garantindo a comercialização de produtos de sua autoria. Dentre as contrapartidas determinadas pelo texto estão a gratuidade dos espetáculos, permitidas apenas as doações espontâneas, respeito aos níveis máximos de ruído exigidos pelas leis municipais e ao fluxo regular do trânsito. Em segundo turno foram aprovados o projeto de lei nº 70/2016, assinado pelo deputado Guto Silva (PSD), proibindo a comercialização de óculos com grau e óculos de sol por ambulantes ou em estabelecimentos que não sejam devidamente credenciados para essa finalidade; o projeto de lei nº 150/2016, de autoria do deputado Wilmar Reichembach (PSC), concedendo o título de utilidade pública à Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, com sede e foro em Francisco Beltrão; e o projeto de lei nº 532/2016, do deputado Ademar Traiano (PSDB), instituindo o Dia do Cônsul, a ser comemorado anualmente no dia 6 de agosto.

Redação final – Também foram aprovadas as três proposições constantes na pauta em redação final, última etapa de apreciação em Plenário: o projeto de lei nº 835/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), instituindo o projeto “Escola Amiga dos Animais”, com o propósito de ampliar a educação socioambiental, voltada principalmente para o bem-estar de animais domésticos e silvestres; o projeto de lei nº 220/2016, de autoria do deputado Luiz Carlos Martins (PSD), tornando obrigatória a apólice de seguro de responsabilidade civil e profissional de empresas de engenharia, arquitetura e agronomia em obras, projetos e serviços contratados pelo Estado: e, finalmente, o projeto de lei nº 859/2015, assinado pelo deputado Claudio Palozi (PSC), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Estado a “Festa do Peão de Douradina” (FEPEINA), comemorada anualmente na primeira semana de fevereiro. Esses projetos seguem agora para sanção (ou veto) do Poder Executivo.

 





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação