Projeto que torna educação essencial recebe emendas e voltará à pauta

16/02/2021 17h28 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Nesta terça-feira (21) foram realizadas duas sessões plenárias, sendo uma delas extraordinária.

Nesta terça-feira (21) foram realizadas duas sessões plenárias, sendo uma delas extraordinária.Créditos: Luciomar Castilho/Alep

Nesta terça-feira (21) foram realizadas duas sessões plenárias, sendo uma delas extraordinária.

A proposta do Governo do Estado que estabelece as atividades educacionais como essenciais no Paraná foi aprovada em primeiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná Mas recebeu duas emendas na sessão extraordinária, quando seria votado em segunda discussão. Em seguida, voltou para a CCJ, que se reuniu assim que terminou a sessão. Ambas tiveram parecer favorável do relator, o deputado Tiago Amaral (PSB). Mas o deputado Tadeu Veneri (PT) pediu vista ao relatório. Com isso, a Comissão se reúne na manhã desta quarta-feira (17), às 9 horas, já que a proposta tramita em regime de urgência.

  A primeira emenda, do deputado Do Carmo (PSL), prevê que professores e educadores sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação seguindo os termos do Plano Estadual de Imunização. Já a segunda emenda, do deputado Homero Marchese (PROS), determina que os serviços educacionais presenciais também sejam estabelecidos como essenciais.

  Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a sanção do projeto será fundamental para a retomada das aulas no estado.

(Sonora)

A ideia do Governo é o retorno das aulas em sistema hibrido, com parte dos alunos em sala de aula a e a outra on-line, no dia 1º de março.  A justificativa é que a escola é um direito constitucional dos alunos, tem uma importante função social e a convivência com os colegas vai reduzir casos de doenças de ordem mental, como depressão e ansiedade nos estudantes. O Governo também alega que todos os protocolos sanitários serão seguidos, com limite de 50% de alunos em sala de aula. A oposição é contra. Diz que não é o momento de retomada das aulas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação