Projeto regula serviços prestados por "doulas" - profissionais que atendem gestantes antes, durante e após o parto

05/02/2016 16h39 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Thaís Faccio.
Deputado Felipe Francischini (SD)

Deputado Felipe Francischini (SD)Créditos: Dálie Felberg / Alep

Deputado Felipe Francischini (SD)

O deputado Felipe Francischini (SD) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que regulamenta os serviços prestados pelas “doulas” – profissionais responsáveis por amparar as gestantes antes, durante e depois do parto. “O ambiente hospitalar e as pessoas desconhecidas podem vir a gerar para a gestante medo, dor e ansiedade durante a hora do parto. A doula então oferece todo o apoio afetivo e emocional para que a gestante sinta segurança e tranquilidade durante um dos momentos mais importantes de sua vida”, disse o deputado.
De acordo com a proposta, as maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres das redes pública e privada de saúde do Paraná ficam obrigados a permitir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, sem ônus e sem vínculos empregatícios com os estabelecimentos especificados.
“A proposta visa garantir às gestantes paranaenses a possibilidade de desfrutarem de um parto mais humanizado, beneficiando, portanto, a saúde física e mental de todas as mulheres paranaenses em idade fértil”, pontuou Francischini. As doulas podem ajudar a gestante e o seu companheiro a refletir e escolher as opções para o parto, intervenções que podem ser realizadas, preparar tecnicamente e psicologicamente a mulher para o momento do nascimento de seu descendente, entre outros serviços. Pela proposta, é vedado às doulas, durante o exercício de sua atividade profissional, a realização de procedimentos médicos ou clínicos, bem como procedimentos de enfermagem e da enfermaria obstétrica, entre outros.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação