Proposta de Douglas Fabrício incentiva que cidadãos apresentem ideias para criação de novas leis

20/04/2022 09h24 | por Assessoria parlamentar
Deputado Douglas Fabrício (CDN).

Deputado Douglas Fabrício (CDN).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Douglas Fabrício (CDN).

Com o objetivo de aproveitar e incentivar que boas ideias e iniciativas possam virar leis no futuro, o deputado estadual Douglas Fabrício (CDN) protocolou, nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 153/2022 que cria o Banco de Ideias Legislativas.

A intenção é possibilitar que qualquer cidadão que tenha uma sugestão ou ideia que seja de interesse coletivo e traga um beneficio por meio de uma lei, possa protocolar esta sugestão na Assembleia Legislativa e que ela possa ser analisada e, talvez, virar uma lei estadual.

Segundo o projeto, o Banco de Ideias Legislativas, será disponibilizado no site da Assembleia Legislativa. Basta o cidadão preencher o cadastro e incluir um resumo com a descrição da ideia. Todas as sugestões serão avaliadas e, caso estejam de acordo com os termos, serão publicadas e disponibilizadas para consulta permanente dos deputados estaduais e também pela população.

Caso uma ideia chame atenção de algum deputado estadual, ele poderá adotá-la e dar prosseguimento no processo legislativo: primeiro protocolando o projeto de lei, podendo ou não fazer alterações, e posteriormente a tramitação pelas Comissões para análise de constitucionalidade e viabilidade. O último passo é a aprovação do projeto por meio de votação no Plenário da Assembleia e sanção do Governador.

“Este projeto tem o objetivo de aproximar a Assembleia Legislativa da população, uma vez que possibilitará que qualquer cidadão apresente ideias que ficarão disponíveis para consulta dos deputados e entidades. O Banco de Ideias Legislativas é mais um canal para incentivar a participação popular no processo legislativo”, destacou o deputado Douglas Fabrício.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação