Proposta de pedágio no canal de acesso ao Porto é surrealista, diz deputado
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) classificou de “surrealista” a proposta do Governo Federal de conceder o canal de acesso ao Porto de Paranaguá à iniciativa privada. O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta terça-feira (27) os estudos de concessão do canal e de mais três áreas para movimentação de granéis sólidos.
“O Governo Federal quer colocar um pedágio para os navios que acessam o Porto de Paranaguá. É uma proposta surrealista. Imagina o maior porto graneleiro do mundo com pedágio para um navio acessar?”, disse Romanelli, durante a sessão desta quarta-feira (28) da Assembleia Legislativa do Paraná.
A divulgação foi feita pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, em publicação em uma rede social. A concessão do canal de acesso ao Porto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) junto com outros oito projetos portuários.
Competitividade - Romanelli lembrou que o Governo Federal já tentou implantar esse modelo no Porto de Santos e foi rechaçado. Segundo ele, a cobrança vai reduzir a competitividade do Paraná ao criar mais uma taxa que incidirá nos custos das cargas comercializadas pelo Porto de Paranaguá.
“É inacreditável eles quererem cobrar pedágio no acesso ao Porto. O Governo Federal acha que o Paraná é um laboratório. Os exportadores, o agronegócio e o setor produtivo não suportam mais custos abusivos de infraestrutura e logística”, disse.
PPI - Além da concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, o PPI inclui o arrendamento de três áreas para movimentação de granéis sólidos (PAR9, PAR14 e PAR15). A previsão do Governo Federal é licitar os projetos em 2022 e 2023.
Notícias Relacionadas
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca papel da UENP no desenvolvimento do Norte Pioneiro
Leia mais
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais
Deputado Romanelli (PSD) alerta para prejuízos a motoristas e defende revisão do modelo de pedágio eletrônico implantado no estado
Leia mais
MP-PR investiga sistema de pedágio free flow no Paraná
Leia mais