Na tarde desta terça-feira (6), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou importantes projetos de lei voltados à segurança pública, ao fortalecimento da Polícia Penal e à proteção dos direitos das mulheres e de pessoas egressas do sistema prisional.
A reunião foi presidida pelo vice-presidente da comissão, deputado delegado Tito Barichello (União), que destacou a relevância da atualização legislativa para a valorização dos profissionais da segurança. “A proposta visa detalhar critérios de progressão, fortalecer a profissionalização da Polícia Penal e garantir mais objetividade nos processos de promoção”, afirmou o parlamentar.
O principal destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei Complementar 05/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar nº 245/2022, responsável por regulamentar o Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná. A proposta moderniza a estrutura da carreira e promove ajustes administrativos e funcionais no sistema de segurança penal.
Além desse projeto, a comissão também analisou outras matérias de impacto social e institucional:
Todos os projetos seguem agora para análise nas demais comissões da Alep e, posteriormente, serão encaminhados para votação em plenário. Participaram da reunião além do Vice-presidente da Comissão Deputado estadual delegado Tito Barichello, o deputado Gilson de Souza, deputado Hussein Bakri, deputado Márcio Pacheco, deputado Luiz Fernando Guerra e deputado Samuel Dantas.