Notícia

Propostas sobre pesquisa, cidades inteligentes e valorização profissional avançam na Comissão e Ciência e Tecnologia

Parlamentares analisaram projetos relacionados à saúde, desenvolvimento tecnológico e promoção de atividades acadêmicas.

Pedro Sarolli
2 min de leitura

Foto: Valdir Amaral/Alep

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na reunião desta terça-feira (12), uma série de projetos voltados ao reconhecimento de iniciativas científicas, tecnológicas e de valorização da pesquisa no Estado. A reunião ocorreu no Auditório Legislativo e foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Fabio Oliveira (Novo).

Entre as propostas aprovadas está o Projeto de Lei nº 913/2025, de autoria da deputada Marli Paulino (PSD), que reconhece o Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, como Patrimônio Científico, Tecnológico e Cultural do Paraná.

Também recebeu parecer favorável o Projeto de Lei nº 660/2025, da deputada Maria Victoria (PP), que institui o Dia Estadual do Profissional da Química, a ser celebrado anualmente em 19 de novembro. A proposta pretende reconhecer a importância dos profissionais da área.

Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 465/2025, de autoria do deputado Ney Leprevost (União), que inclui o evento “Smart City Expo Curitiba” no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. Realizada anualmente na capital, a feira é voltada à discussão sobre cidades inteligentes, inovação e soluções tecnológicas para a gestão pública e o desenvolvimento urbano.

Outro item aprovado foi o Projeto de Lei nº 225/2024, apresentado pelo deputado Cobra Repórter (PSD), que concede ao município de Londrina o título de Capital da Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná.

A comissão também aprovou o Projeto de Lei nº 618/2023, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui a Semana Estadual de Incentivo, Divulgação e Valorização da Pesquisa Clínica e da Ciência Aplicada à Saúde.

Confira aqui as imagens da reunião. 

Compartilhar: