Protagonismo dos catadores de recicláveis no Plano Estadual de Resíduos Sólidos é defendido por deputado

17/05/2021 17h01 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Evandro Araújo (PSC).

Deputado Evandro Araújo (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Evandro Araújo (PSC).

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) destacou, durante sessão remota da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (17), Dia Internacional da Reciclagem, a importância dos catadores de materiais recicláveis para assegurar a logística reversa e a reutilização de diversos tipos de resíduos no Paraná. O deputado, que é relator do projeto de lei 55/2021, que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/PR), em tramitação na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, afirmou que irá atuar para melhorar a proposta do Governo do Estado, principalmente, em relação às cooperativas e associações de catadores.

"Os catadores de recicláveis são os verdadeiros responsáveis por tirarem esses resíduos do nosso ambiente e colocá-los de volta na cadeia da reciclagem. Ou seja, seu trabalho e esforço tem uma função social e ambiental relevante. Como relator da matéria, vamos atuar para que os catadores de recicláveis sejam protagonistas dentro do Plano de Resíduos que vamos votar", afirmou Araújo.

Sobre a proposta enviada pelo Poder Executivo, Araújo ressaltou alguns dispositivos que promovem à reciclagem em todo o estado - como a criação de uma plataforma on-line, chamada de Contabilizando Resíduos, que reunirá informações sobre a logística reserva e dados de todos os municípios sobre geração, reciclagem e destinação por tipo de resíduo, além da vinculação da logística reversa ao licenciamento ambiental de atividades geradoras de resíduos.

"É uma novidade importante essa vinculação, pois quem fabrica e coloca o resíduo no ambiente, é o principal responsável por dar um destino correto a esse resíduo. Nada melhor do que já garantir essa obrigatoriedade antes das atividades começarem a operar. Obviamente, essa medida, aliada a outras, fomentar ainda mais a reciclagem em nosso estado", completou Araújo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação