Quem não se vacinar contra Covid no Paraná pode sofrer restrições
Já pensou ser proibido de embarcar em um avião, ou em ônibus, ou até mesmo entrar em uma escola por não estar imunizado contra a Covid-19? Pois isso pode acontecer, se o cidadão paranaense se recusar a tomar a vacina, caso um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná seja aprovado. Mais do que punir, a proposta, que foi apresentada em conjunto pelos deputados Ademar Traiano (PSDB), presidente da Casa de Leis, Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário e Alexandre Curi (PSB), o objetivo é incentivar a imunização completa da população do estado contra a Covid-19 e, claro, penalizar as pessoas que não se vacinarem assim que terminem todas as fases de aplicação. Traiano lembra que a proposta não prevê a obrigatoriedade de tomar a vacina, e sim, de não colocar a vida dos outros em risco.
(Sonora)
O texto também impõe restrições para a obtenção de documentos públicos, inscrição em concursos públicos e em cargos públicos e em outras modalidades relacionadas ao Governo. Segundo o deputado Romanelli, uma pessoa que não se vacina não está apenas causando riscos à própria saúde, mas também aumentando a chance de outras pessoas contraírem o vírus.
(Sonora)
Os locais citados no texto, creches, escolas, universidades, aviões, ônibus, navios, costumam gerar aglomerações. Por isso, foram escolhidos pelos autores como de grande circulação.
O projeto foi protocolado nesta terça-feira (27) e, nos próximos dias, passa pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais Comissões temáticas antes de ser votado em plenário.
Áudios
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) cobra Poder Executivo por pagamento retroativo de direitos dos servidores públicos estaduais
Ofício solicita um projeto de lei que autorize o pagamento conforme previsto na Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Leia maisComissão de Saúde Pública aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista
Proposta que prevê multas para quem utilizar entorpecentes em público também avança no colegiado.
Leia maisProposta que inclui idosos, pessoas com TEA e PCDs entre os atendidos pelo Alerta para Resgate de Pessoas (ARP) avança na Assembleia
Projeto que amplia política de contingência criada em 2017 foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Leia maisComissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre trilhas ecológicas, proteção animal e prevenção de desastres
Entre as propostas analisadas está o Projeto de Lei 778/2023, do deputado Goura (PDT), que cria o Sistema Estadual de Trilhas do Paraná (SETrilhas/PR).
Leia mais