Reforçando o time feminino, Marli Paulino chega à Assembleia como primeira parlamentar eleita por Pinhais Depois de quebrar barreiras e se tornar primeira vereadora e primeira prefeita do município da região de Curitiba, Marli Paulino se compromete a lutar pela causa feminina na Casa.

21/10/2022 09h40 | por Claudia Ribeiro

Depois de quebrar barreiras e se tornar a primeira vereadora e primeira prefeita de Pinhais, Marli Paulino se compromete a lutar pela causa feminina na Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Sempre transpondo barreiras, Marli Paulino (Solidariedade) chega à Assembleia Legislativa do Paraná como a primeira mulher do município de Pinhais eleita a uma cadeira de deputada estadual. “Fui a primeira mulher vereadora, primeira vice-prefeita, primeira prefeita, e agora deputada estadual do nosso município. Que nós, mulheres, possamos ocupar cada vez mais espaços de decisão e lutar pelos nossos direitos”, celebra.

E não é para menos. Ao lado de outras nove mulheres, Marli Paulino vai integrar a maior bancada feminina em 168 anos de existência da Assembleia Legislativa do Paraná. E ela diz que pretende nortear o mandato em torno da causa feminina. “Quero trazer minhas pautas e projetos em prol das mulheres. Propostas que implantei em Pinhais e quero trazer para a Assembleia, para que sejam colocadas em prática em todo o Paraná”, indica.

Marli Paulino foi eleita com 41.255 votos, sendo que mais de 25 mil deles foram de eleitores de Pinhais. Ela atribui a vitória à história que construiu na política e ao trabalho da equipe, apoiadores, familiares e amigos. “Minha caminhada foi pautada na seriedade, respeito e o compromisso com que sempre conduzi minha trajetória política. Ao longo da nossa campanha tive ao meu lado pessoas que me impulsionaram e me fizeram acreditar que é possível, que vale a pena cada esforço para melhorar a vida das pessoas”, escreveu, em uma rede social, assim que foi declarada eleita pelo TRE.

Trajetória política

Marli Paulino, 57 anos, viúva, mãe de dois filhos e avó de dois netos, é formada em gestão pública. É de Goioerê, mas vive há muitos anos em Pinhais, onde se consolidou como liderança política, iniciando em 1996, quando se candidatou pela primeira vez e já foi eleita vereadora. De lá para cá, não parou mais. Tanto que exercia o cargo de prefeita de Pinhais desde 2021 e deixou a prefeitura, em março, para se candidatar à vaga de deputada estadual. “Deixei a prefeitura nas mãos da minha vice-prefeita, Rosa Maria, que foi eleita ao meu lado em uma chapa toda feminina. Um orgulho para nós mulheres”, comemora.