Resolução que vai premiar jovens estudantes é promulgada
Prêmio Meninas Olímpicas, conferido pela Assembleia Legislativa, visa fomentar a ciência entre as mulheres
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), promulgou a resolução n° 4/2023, que cria o Prêmio Meninas Olímpicas, conferido pelo Legislativo Estadual. O objetivo é fomentar a participação de meninas em Olimpíadas de Conhecimento. A premiação será destinada a estudantes de escolas públicas paranaenses que participarem de olimpíadas científicas.
Uma das prioridades da resolução é combater uma triste realidade: a falta de oportunidades iguais entre homens e mulheres. De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU), as mulheres recebem menos bolsas de pesquisa que homens. Além disso, mesmo representando um terço dos pesquisadores em nível global, ocupam 12% dos membros das academias científicas nacionais.
A ONU estima que pesquisadoras tendem a ter carreiras mais curtas e menos remuneradas. Além disso, o trabalho é sub-representado em publicações científicas e muitas vezes preterido para promoção. Para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a igualdade de gênero é uma prioridade global, priorizando a atuação junto a meninas e fazendo com que suas ideias sejam ouvidas e alavancas.
Prêmio
A premiação aprovada pela Assembleia será conferida em três categorias para garotas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental; do oitavo e nono ano e do ensino médio. O Prêmio Meninas Olímpicas consistirá na entrega de um diploma a duas meninas em cada nível, contendo o brasão da Assembleia Legislativa e o símbolo da Procuradoria da Mulher da Casa, acrescido do nome da estudante, da categoria do prêmio e o nome da olimpíada científica que participou. A solenidade de premiação será realizada anualmente em data próxima ao Dia Internacional da Mulher.
De acordo com o texto, a Procuradoria da Mulher encaminhará à Mesa Executiva uma relação anual das estudantes homenageadas, especificando as categorias premiadas e em quais olimpíadas científicas participaram.
A iniciativa é fruto do projeto de resolução 13/2021, que tratava da criação da premiação. O projeto foi assinado pela deputada Cristina Silvestri (PSDB) e pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).
Notícias Relacionadas
Prêmio Rosy de Macedo valoriza contribuições das mulheres na sociedade paranaense
Honraria criada pela Bancada Feminina da Assembleia Legislativa presta dez homenagens na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Leia mais
Projetos de Rio Branco do Sul e Rio Negro vencem 11° edição do Prêmio Gestor Público Paraná
Propostas ganhadoras da 11° edição da premiação foram selecionadas entre 186 iniciativas inscritas por 59 municípios paranaenses.
Leia mais
Assembleia Legislativa entrega o 1º Prêmio Meninas Olímpicas
A Resolução nº 04 de 15 de março de 2023 instituiu o prêmio conferido pela Assembleia Legislativa para as estudantes de escolas públicas que participarem de olimpíadas científicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa promove Sessão Solene para a entrega do 1º Prêmio Meninas Olímpicas
Leia mais