Romanelli Participa de Seminário de Habitação Popular Em Curitiba 11-11-03

14/06/2006 09h46 | por Site de notícias do governo
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) Luiz Claudio Romanelli participará nesta quarta-feira (12), às 20 horas, da abertura do Seminário Políticas Públicas para Habitação Popular, em Curitiba. A solenidade será no auditório da Câmara Municipal de Curitiba e terá a presença do Ministro das Cidades Olívio Dutra. O evento está sendo organizado pela comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara, formada pelos vereadores Jorge Bernardi (PDT), Luiz Felipe Braga Cortes (PMDB), Neli Almeida (PSDB), Ney Leprevost (PP) e Roseli Isidoro (PT). Romanelli vai proferir uma palestra na quinta-feira, às 14 horas, sobre o retrato da realidade da situação da habitação popular em Curitiba e Região Metropolitana. Em seguida, às 16h30, as entidades que participam do Seminário farão um debate sobre o tema. “Essa é uma oportunidade importante para formularmos uma política habitacional para a Região Metropolitana de Curitiba”, diz. A Cohapar vai apresentar as ações que serão desenvolvidas no programa Direito de Morar, que tem como objetivo promover a reurbanização, relocação de famílias que vivem em áreas de risco ambiental e regularização fundiária nas vilas Parolin (Curitiba) e Zumbi dos Palmares (Colombo). “Não podemos ignorar a situação de emergência social das 136 mil famílias que vivem em precárias condições de habitabilidade em mais de 800 ocupações irregulares em Curitiba e Região Metropolitana”, afirma Romanelli.Estarão presentes no evento os secretários de Estado Aldair Tarcísio Rizzi (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Edson Strapasson (Região Metropolitana de Curitiba), Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos) e Renato Adur (Desenvolvimento Urbano), além do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, do diretor geral do Cefet-PR, Éden Januário, o diretor de curso de Engenharia Civil da PUC-PR, Manoel Justino Rodrigues, a presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB-CT), Tereza Elvira de Oliveira, Jelson Oliveira (Comissão Pastoral da Terra-CNBB) e do presidente do CREA-PR, Luís Antônio Rossafa. O seminário vai até sexta-feira (14), quando serão realizadas palestras sobre tecnologia de construção de casas populares e políticas públicas de financiamento para o setor de habitação.