Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Rossoni destaca avanços do Legislativo na 1ª Conferência Estadual sobre Transparência

Durante o discurso, o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), afirmou que "a transparência é um caminho imperativo”.
Durante o discurso, o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), afirmou que "a transparência é um caminho imperativo”. Créditos: Sandro Nascimento/Alep
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), esteve na abertura da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, realizada na noite de segunda-feira (12), no Centro de Convenções, em Curitiba, que contou com a presença de secretários de Estado, de membros da Controladoria Geral da União, além de prefeitos. Rossoni destacou os avanços implantados no Parlamento paranaense desde a posse da Mesa Diretora, em fevereiro de 2011, que permitiram a ruptura com antigos hábitos e a realização de profundas reformas administrativas.

Lembrando a extinção da gráfica do Legislativo, que publicava os famigerados “diários secretos”, a implantação do Portal da Transparência, com informações sobre funcionários, licitações, contratos e compras realizadas pela Assembleia, o presidente afirmou que o Paraná vem dando exemplos para os demais Legislativos brasileiros. “Na Assembleia Legislativa do Paraná podemos dizer que a transparência é um caminho imperativo”, afirmou Rossoni.

Segundo o presidente, as economias da Casa neste ano, projetadas na ordem de R$ 100 milhões, serão novamente devolvidas ao Governo do Estado. As mudanças mais profundas, no entanto, são de comportamento, como assegurou o presidente do Poder Legislativo, lembrando que o Paraná foi o primeiro Estado a extinguir o pagamento das verbas convocatórias, medidas que, ao lado de outras tantas, permitiram resgatar a credibilidade do Legislativo. “Hoje o Paraná pode dizer com orgulho que tem uma Casa para fazer leis”, ressaltou.

Legislação – A Lei da Transparência, de autoria de Rossoni e do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Casa, também foi citada pelo presidente. Sancionada em 6 de julho do ano passado pelo governador Beto Richa, o texto determina que os atos oficiais dos poderes públicos, legislativos e executivos, deverá ser feito pelo Diário Oficial do Estado e em mídia impressa. “A transparência é o melhor instrumento da legalidade e está provado que é a atitude mais correta do homem público”, disse o presidente do Legislativo.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, durante o seu discurso, enalteceu os avanços da Assembleia e a determinação da Comissão Executiva para implantar uma verdadeira renovação dos costumes no Parlamento estadual. “Temos que ter orgulho de políticos como o Rossoni. Aproveitou o momento para fazer as mudanças necessárias na Assembleia. Conheço o Rossoni há 30 anos, e sei da sua dedicação pela causa pública. Portanto, temos que fazer este reconhecimento e parabenizá-lo pelo que tem feito no Legislativo”.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação