NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Rossoni destaca solução para o caso dos professores da Vizivali
Presidente do Legislativo elogiou atuação do Governo do Estado
18h09
por Edmundo Inagaki
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
2 min de leitura
1.336 visualizações
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), falou nesta segunda-feira (26) sobre a solução para o caso dos professores da Faculdade Vizinhança do Vale do Iguaçu (Vizivali), do município de Dois Vizinhos. No último sábado (24), no Canal da Música, aconteceu a aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia para aqueles que frequentaram o Programa de Capacitação da Vizivali e que ainda não conseguiram validar seus diplomas. “É uma conquista para 35 mil profissionais, que estavam numa situação em que o Estado estava desrespeitando esses servidores. Eles já tinham feito o curso, havia apenas a necessidade deles complementarem, para receberem seus diplomas. O atual governo, em apenas cinco meses, resolveu essa pendenga que já durava oito anos”, afirmou Rossoni
Histórico - O Programa de Capacitação da Vizivali para a docência do ensino fundamental e da educação infantil foi ofertado entre 2003 e 2004, na Região Oeste do Estado. Realizado em sistema semipresencial, o curso fundamentava-se nas normas do Conselho Estadual de Educação (CEE) e autorizava os docentes a atuarem com um certificado para progressão de carreira, sem necessitar de formação em Pedagogia.
No entanto, o Conselho Nacional de Ensino exigiu que os profissionais apresentassem diplomas que a Vizivali não tinha autorização para validar. Com isso, quem tinha apenas o certificado ficou impedido de atuar em docência. Mas, graças a atuação conjunta do Governo do Estado e de órgãos como o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), o Conselho Nacional de Ensino (CNE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o problema foi agora satisfatoriamente solucionado.
Histórico - O Programa de Capacitação da Vizivali para a docência do ensino fundamental e da educação infantil foi ofertado entre 2003 e 2004, na Região Oeste do Estado. Realizado em sistema semipresencial, o curso fundamentava-se nas normas do Conselho Estadual de Educação (CEE) e autorizava os docentes a atuarem com um certificado para progressão de carreira, sem necessitar de formação em Pedagogia.
No entanto, o Conselho Nacional de Ensino exigiu que os profissionais apresentassem diplomas que a Vizivali não tinha autorização para validar. Com isso, quem tinha apenas o certificado ficou impedido de atuar em docência. Mas, graças a atuação conjunta do Governo do Estado e de órgãos como o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), o Conselho Nacional de Ensino (CNE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o problema foi agora satisfatoriamente solucionado.
Notícias Relacionadas
14:51
Deputado Valdir Rossoni assume o Governo do Estado no sábado (8)
Leia mais
15:12
Associação dos Municípios realiza debate na Alep nesta quarta-feira
Leia mais
20:53
Rossoni suspende sessão plenária desta segunda-feira (9)
Leia mais
17:14
Chegam à Assembleia mensagens propondo reajuste de 6,28% aos servidores públicos
Leia mais