Rossoni quer repassar ao Governo do Estado R$ 40 milhões até o final do ano

17/08/2011 16h45 | por Edmundo Inagaki
Deputados entregam cheque ao Governo do Estado (Foto: Nani Gois)

Deputados entregam cheque ao Governo do Estado (Foto: Nani Gois) Créditos: Nani Gois

Deputados entregam cheque ao Governo do Estado (Foto: Nani Gois)
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB) e o 1º secretário Plauto Miró (DEM), liderando uma comitiva de 19 parlamentares de vários partidos, entregaram hoje (17) ao governador Beto Richa (PSDB) o segundo cheque de RS 10 milhões, resultado da política de racionalização de gastos que vem sendo desenvolvida pelo Poder Legislativo desde fevereiro deste ano.
Com isto, a Assembleia já devolveu RS 20 milhões ao Executivo, para serem empregados em obras e outras demandas da sociedade paranaense. Os primeiros R$ 10 milhões foram direcionados para o setor de saúde, beneficiando hospitais e centros de saúde da rede pública estadual. Quanto a esta segunda parcela, Rossoni fez um apelo ao governador, em nome dos colegas: que do total de R$ 10 milhões, R$ 5 milhões sejam destinados à área social, e que os outros R$ 5 milhões “ajudassem nesse excelente programa Paraná Seguro, lançado ontem (16)”.
De sua parte, o governador Beto Richa frisou a importância das boas relações entre os poderes Executivo e Legislativo: “A parceria entre a Assembleia e o Governo do Estado está fazendo a diferença. Temos uma relação de respeito e independência entre os Poderes, e essa boa relação parlamentar se traduz em boas ações administrativas".
Mais repasses – Rossoni destacou que, além deste segundo cheque de R$ 10 milhões, o Legislativo pretende repassar ao Executivo mais recursos até dezembro: “É dinheiro que estamos economizando na administração da Casa. Nos primeiros três meses entregamos R$ 10 milhões; agora, no segundo trimestre, mais R$ 10 milhões; e queremos chegar ao final do ano, se possível, fazendo uma economia de R$ 40 milhões. Recursos públicos que eram jogados fora e, em razão das medidas moralizadoras, estão nos oportunizando devolvê-los para o Estado aplicar em políticas públicas”.
Por fim, agradeceu o esforço dos deputados em apoiar as ações saneadoras da atual Mesa Executiva para resgatar a credibilidade do Poder Legislativo: “É uma demonstração de que a Assembléia Legislativa faz, que todos os deputados fazem, para mostrar que estamos imbuídos do propósito de termos uma nova Casa de Leis no Paraná. Uma Casa digna do povo paranaense, um povo trabalhador, honesto, que merece ser representado com uma postura séria e coerente, conforme a necessidade”.
Citando o corte de cargos comissionados e de gratificações, a redução da cota de combustíveis para os deputados que integram a Mesa Executiva, o corte das diárias para parlamentares e a revisão de contratos para a compra de materiais e prestação de serviços, entre as medidas que possibilitaram as expressivas economias no Legislativo, o deputado Plauto Miró, por sua vez, mencionou que "tudo isso é resultado do entendimento e da boa vontade de todos os deputados, diretores e funcionários da Casa, que ajudaram a reduzir despesas e gerar economia".
Presenças – Participaram da solenidade o 2º vice-presidente da Alep, deputado Augustinho Zucchi (PDT), o 3° vice-presidente Douglas Fabrício (PPS), o 3º secretário Stephanes Júnior (PMDB), o líder do Governo Ademar Traiano (PSDB), Bernardo Carli (PSDB) Cantora Mara Lima (PSDB), César Silvestri Filho (PPS), Élio Rusch (DEM), Evandro júnior (PSDB), Fernando Scanavacca (PDT), Jonas Guimarães (PMDB), Leonaldo Paranhos (PSC), Marcelo Rangel (PPS), Nereu Moura (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Pedro Lupion (DEM), Raska Rodrigues (PV), Rose Litro (PSDB) e Teruo Kato (PMDB).
Além dos deputados, também prestigiaram a solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social e primeira dama do Estado, Fernanda Richa, o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral (DEM), o chefe de Gabinete do governador, Deonilson Roldo, o secretário de Comunicação Marcelo Cattani e diversos diretores da Assembleia Legislativa.