NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Rossoni retorna da Europa e faz balanço altamente positivo da missão paranaense
18h07
por Edmundo Inagaki
4 min de leitura
687 visualizações
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), retornou nesta quinta-feira (1º) ao Paraná, após acompanhar o governador Beto Richa, secretários de Estado e empresários representando a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná numa viagem por países da Europa.
Rossoni fez um balanço da missão internacional paranaense que visitou cinco países durante dez dias: Alemanha, Polônia, Ucrânia, República Checa e França.
RESPALDO
“O balanço é positivo, porque em muitas reuniões que nós fizemos, de entendimento com empresários que poderão se instalar no Paraná, a presença do presidente da Assembleia era mais uma confirmação de que o governador estava respaldado também pelo Poder Legislativo”.
CUSTOS
“Quem pagou a minha viagem foi a Assembleia, pois desde que eu me conheço por gente, a Assembleia paga as despesas dos deputados que estão fazendo viagens em nome do Poder Legislativo. E o valor estará no Portal da Transparência. Podem ter certeza absoluta, eu não seria irresponsável de fazer uma viagem que não trouxesse resultados muito maiores do que minhas despesas. As minhas despesas são infinitamente menores do que os benefícios. E claro que devemos ter o devido cuidado, é dinheiro público que nós estamos gastando, mas o chefe de um Poder tem que ter condições de locomoção para representar esse Poder diante dos interesses do Estado”.
INVESTIMENTOS
“Tivemos muitas reuniões de trabalho, é claro que algumas nem podem ser relatadas, porque ainda são negociações que estão sendo iniciadas, onde levamos nossa proposta para que essas empresas se instalem no Paraná. Há outros investimentos que já têm data e hora para serem anunciados, e isso será feito no momento oportuno. Posso dizer que foi uma viagem longa, cansativa, mas muito produtiva. Eu não teria nenhuma dúvida, como homem público, de fazê-la de novo, porque o Paraná vai ganhar com isso”.
PROGRAMA AGRESSIVO
“Nós temos mais de 60 empresas que estão vindo se instalar no Paraná. É um programa do governo, agressivo, para atração de investimentos. É importante dizer para a população, a hora que você atrai investimentos, você gera emprego. E ao gerar emprego, quem ganha com isso é a população. Além disso, há a geração de impostos, que dá condições para o Estado ter mais capacidade de investimentos. O Paraná estava retraído nos últimos oito anos, uma administração do Estado muito fraca, do ponto de vista de investimentos, porque eles sumiram daqui. E agora os investimentos estão retornando, porque o Estado oferece condições e as garantias necessárias”.
INTERCÂMBIO
“Visitamos duas universidades, uma na Polônia e outra na Ucrânia, onde iniciamos as conversas para intercâmbio de nossos estudantes. Na Ucrânia, parece-me que tem dois mil chineses estudando lá, e não temos uma centena de brasileiros lá. Então, o Paraná está correndo atrás das oportunidades que precisamos para o desenvolvimento do nosso Estado”.
TECNOLOGIA
“Também visitamos empresas do ramo alimentício, e uma que me chamou a atenção, investe milhões por ano em pesquisa. E eles chegaram num produto (parecido com as nossas sacolas plásticas, mas biodegradáveis) que se decompõe em 90 dias. Então, com a presença do governador, do Poder Legislativo, oferecemos a esta empresa condições para que ela se instale no Paraná. E se ela vier, o Paraná será pioneiro nesta área”.
Rossoni fez um balanço da missão internacional paranaense que visitou cinco países durante dez dias: Alemanha, Polônia, Ucrânia, República Checa e França.
RESPALDO
“O balanço é positivo, porque em muitas reuniões que nós fizemos, de entendimento com empresários que poderão se instalar no Paraná, a presença do presidente da Assembleia era mais uma confirmação de que o governador estava respaldado também pelo Poder Legislativo”.
CUSTOS
“Quem pagou a minha viagem foi a Assembleia, pois desde que eu me conheço por gente, a Assembleia paga as despesas dos deputados que estão fazendo viagens em nome do Poder Legislativo. E o valor estará no Portal da Transparência. Podem ter certeza absoluta, eu não seria irresponsável de fazer uma viagem que não trouxesse resultados muito maiores do que minhas despesas. As minhas despesas são infinitamente menores do que os benefícios. E claro que devemos ter o devido cuidado, é dinheiro público que nós estamos gastando, mas o chefe de um Poder tem que ter condições de locomoção para representar esse Poder diante dos interesses do Estado”.
INVESTIMENTOS
“Tivemos muitas reuniões de trabalho, é claro que algumas nem podem ser relatadas, porque ainda são negociações que estão sendo iniciadas, onde levamos nossa proposta para que essas empresas se instalem no Paraná. Há outros investimentos que já têm data e hora para serem anunciados, e isso será feito no momento oportuno. Posso dizer que foi uma viagem longa, cansativa, mas muito produtiva. Eu não teria nenhuma dúvida, como homem público, de fazê-la de novo, porque o Paraná vai ganhar com isso”.
PROGRAMA AGRESSIVO
“Nós temos mais de 60 empresas que estão vindo se instalar no Paraná. É um programa do governo, agressivo, para atração de investimentos. É importante dizer para a população, a hora que você atrai investimentos, você gera emprego. E ao gerar emprego, quem ganha com isso é a população. Além disso, há a geração de impostos, que dá condições para o Estado ter mais capacidade de investimentos. O Paraná estava retraído nos últimos oito anos, uma administração do Estado muito fraca, do ponto de vista de investimentos, porque eles sumiram daqui. E agora os investimentos estão retornando, porque o Estado oferece condições e as garantias necessárias”.
INTERCÂMBIO
“Visitamos duas universidades, uma na Polônia e outra na Ucrânia, onde iniciamos as conversas para intercâmbio de nossos estudantes. Na Ucrânia, parece-me que tem dois mil chineses estudando lá, e não temos uma centena de brasileiros lá. Então, o Paraná está correndo atrás das oportunidades que precisamos para o desenvolvimento do nosso Estado”.
TECNOLOGIA
“Também visitamos empresas do ramo alimentício, e uma que me chamou a atenção, investe milhões por ano em pesquisa. E eles chegaram num produto (parecido com as nossas sacolas plásticas, mas biodegradáveis) que se decompõe em 90 dias. Então, com a presença do governador, do Poder Legislativo, oferecemos a esta empresa condições para que ela se instale no Paraná. E se ela vier, o Paraná será pioneiro nesta área”.
Notícias Relacionadas
11:45
Assembleia Itinerante conclui agenda na ExpoLondrina 2026 com foco em educação política e aproximação com a sociedade
Programação recebeu Arena da Democracia, rodas do Vozes da Experiência e palestras sobre enfrentamento à violência e gestão legislativa.
Leia mais
12:45
Samu e mortalidade materno-infantil marcam prestação de contas da Sesa na Assembleia sobre o último quadrimestre de 2025
Gestores detalharam cumprimento de metas e execução fiscal em audiência pública.
Leia mais
14:31
Ações de educação política, cidadania e capacitação marcam a participação da Assembleia Itinerante na Expo Umuarama 2026
Programação reuniu mais de mil visitantes no estande, com atividades educativas, espaços de escuta e orientação sobre o Legislativo
Leia mais
17:36
Relatório da SEFA apresentado na Assembleia aponta Paraná como 3º estado em execução orçamentária em 2025
Audiência pública foi realizada nesta terça-feira (24) com dados da pasta referente às metas fiscais do terceiro quadrimestre do ano passado.
Leia mais