A organização não governamental sem fins lucrativos foi fundada em 2012 e sempre prestou serviços à comunidade iguaçuense, por meio de atividades esportivas e educacionais gratuitas. Iniciou seus trabalhos com cursos de violão, informática, escolinha de futebol de campo e, posteriormente, passou a oferecer aulas de vôlei de praia. Atualmente, o principal objetivo da instituição é formar atletas e promover capacitação através de cursos como violão, corte e costura, secretariado para adolescentes e artesanato, ministrados conforme a disponibilidade dos voluntários.
Os atletas também são voluntários do projeto de recreação na praça para crianças carentes de todas as idades. Além disso, a OEMC arrecada roupas, calçados, móveis e alimentos, que são repassados para famílias carentes cadastradas. “A ONG promove diversos eventos esportivos e o projeto tende a crescer mais, mostrando que a atividade social que a entidade realiza vem sendo de grande valia para toda população local”, afirma o deputado.
Para o Soldado Fruet, “a promoção de atividades esportivas que tirem crianças, jovens e adolescentes das ruas, evitando o ingresso na marginalidade e no mundo do crime é a melhor alternativa para que esse jovem se torne um adulto de valor, com a diminuição dos riscos sociais que as drogas e a violência acarretam”.