Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) presta contas do primeiro quadrimestre de 2025 na Assembleia
Audiência pública acontece na terça-feira (24), a partir das 09 horas, no Auditório Legislativo.
Os investimentos e as atividades da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) realizadas no primeiro quadrimestre de 2025 serão apresentadas na próxima terça-feira (24) na Assembleia Legislativa do Paraná. A audiência pública é proposta pela Comissão de Saúde da Casa de Leis, presidida pelo deputado Tercilio Turini (MDB) e acontece a partir das 09 horas, no Auditório Legislativo.
“A transparência e o compromisso de investir bem os recursos públicos são princípios em todas as esferas de poder. Por isso as audiências de prestação de contas configuram-se num bom momento para acompanhar a destinação do dinheiro, como a população está sendo beneficiada e qual o resultado na vida do cidadão”, explicou Turini.
De acordo com ele que também é médico, a saúde é uma das áreas com o maior orçamento e, mesmo assim, sempre exige mais investimentos porque as pessoas precisam de atendimento, a rede de acolhimento necessita de mais unidades, equipamentos e profissionais. “É obrigação do Poder Legislativo saber sobre a aplicação dos recursos, fiscalizar e sugerir obras, programas e outras ações que melhorem a saúde dos paranaenses”, afirmou.
A apresentação do relatório detalhado das ações desenvolvidas pela Secretaria é uma exigência da Resolução nº 459/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Lei Complementar nº 141/2012. A legislação federal em seu artigo 36 estabelece que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) elaborará, a cada quatro meses, um relatório detalhado das ações desenvolvidas e apresentará na Casa Legislativa, sempre ao final de cada quadrimestre.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) questiona SESA sobre contratação temporária e cobra nomeação de aprovados em concurso
No requerimento, a deputada solicita que a Secretaria esclareça a finalidade da contratação temporária, apresente a justificativa para sua realização diante da existência de um concurso vigente e informe o cronograma previsto para a nomeação dos candidatos aprovados.
Leia maisQueda nas filas de cirurgias eletivas e investimentos marcam prestação de contas da Sesa na Assembleia
Relatório do primeiro quadrimestre de 2026 mostra aplicação de 15,01% da receita líquida de impostos em saúde.
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
Assembleia Itinerante conclui agenda na ExpoLondrina 2026 com foco em educação política e aproximação com a sociedade
Programação recebeu Arena da Democracia, rodas do Vozes da Experiência e palestras sobre enfrentamento à violência e gestão legislativa.
Leia mais