Seminário no Sudoeste vai analisar a reforma da Previdência
Em março a Assembleia realizou o primeiro evento sobre o tema, quando ficou definido que outros aconteceriam pelo interior.
No próximo sábado, dia 25, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) vai promover um seminário regional, em Francisco Beltrão, para discutir a Reforma da Previdência Social. A ideia é reunir representantes de entidades populares e sindicais do Sudoeste do Paraná a fim de esclarecer o que está em jogo na tramitação da proposta do governo de Jair Bolsonaro e debater os riscos à população, caso essa matéria venha a ser aprovada, além de propor formas organizadas de resistência a esse projeto.
“Os trabalhadores rurais, agricultores familiares, as mulheres, idosos e pessoas com deficiência estão entre seguimentos sociais mais prejudicados pelas medidas propostas, em um primeiro momento, mas os impactos recaem sobre a população como um todo, uma vez que o que está em curso é o desmonte completo da seguridade social no Brasil”, informou a deputada Luciana.
“Não podemos nos furtar de promover esse debate e reagir, ainda mais numa região de pequenos municípios, como é o Sudoeste do Paraná, cuja economia local é altamente dependente da circulação dos recursos provenientes dos benefícios e garantias da Previdência Social”, argumenta a parlamentar. Segundo estudos do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos SocioEconômicos -, em grande parte dos municípios paranaenses a renda da Previdência contribui mais para a receita municipal que o FPM – Fundo de Participação dos Municípios – ou que o total de tributos da arrecadação direta, aumentando o PIB – Produto Interno Bruto – dessas localidades.
O evento contará com palestras do professor doutor Carlos Antônio Bonamigo, professor adjunto da Unioeste campus de Francisco Beltrão, e do diretor do Instituto Fiscal e membro do Coletivo de Auditores Fiscais pela Democracia, Dão Real Pereira dos Santos.
Audiência pública – No mês de março deste ano a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) sediou o primeiro debate sobre a reforma da previdência no estado. O evento foi proposto pelos deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e contou com a palestra do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. (veja matéria completa)
Na ocasião foi definida a realização de seminários pelo interior, como esse que acontecerá em Francisco Beltrão neste sábado.
Serviço: SEMINÁRIO REGIONAL: REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Data: 25 de maio de 2019 (sábado)
Hora: das 8h30 às 12h30
Local: Auditório da AMSOP – Francisco Beltrão
Notícias Relacionadas
Palestra destaca papel da contabilidade no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do empreendedorismo
Evento foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR).
Leia mais
Aula magna marca lançamento do curso Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026
Com seis módulos, curso será disponibilizado online, em parceria com a ABRADEP.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) solicita dados sobre segurança pública e impactos da ampliação da Penitenciária de Francisco Beltrão
O pedido busca garantir mais transparência e acesso a informações técnicas que possam subsidiar o debate público sobre o projeto de expansão da unidade prisional.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) questiona SESA sobre contratação temporária e cobra nomeação de aprovados em concurso
No requerimento, a deputada solicita que a Secretaria esclareça a finalidade da contratação temporária, apresente a justificativa para sua realização diante da existência de um concurso vigente e informe o cronograma previsto para a nomeação dos candidatos aprovados.
Leia mais