SESA cria Plano Estadual de Saúde para dar conta da demanda

04/06/2019 18h35 | por Bárbara Passos
Podcast
Um alerta foi feito na manhã desta terça-feira (04) pelo diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Nestor Werner Junior: por conta da grande procura pelos serviços públicos de saúde, o governo do estado não pode prestar todo o atendimento sozinho. Por isso, um Plano Estadual de Saúde é elaborado com a participação de autoridades municipais do setor para reunir as necessidades de cada região paranaense. O relato foi feito durante a apresentação do balanço do 1º quadrimestre de 2019 da secretaria na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante quatro horas, Werner Junior expôs as despesas, os investimentos e justificou os déficits da SESA para os deputados da Comissão de Saúde da Alep. Werner Júnior disse que o principal objetivo tem sido a descentralização da pasta e a transferência de recursos às prefeituras.

Sonora

Sobre os dados que apontam um aumento nos índices de mortalidade materna, de 35,01 a cada 100 mil nascidos vivos em 2018 para 37,37 a cada 100 mil nascidos vivos em 2019, e mortalidade infantil, de 10,8 a cada 100 mil nascidos vivos para 12,10 a cada 100 mil nascidos vivos em 2019, o diretor-geral argumentou que ainda não foram identificadas as causas do crescimento, mas a SESA está em alerta. Com relação ao investimento mínimo em saúde de 12% do valor da arrecadação do estado, determinado pela Emenda Constitucional 29, que até agora chegou a 10,8% no Paraná, ele afirmou que falta pouco para que o percentual mínimo seja alcançado e que, até o fim do ano, o total deve ser atingido. O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Dr. Batista (PMN) compartilha da mesma opinião.

Sonora

Além do dinheiro proveniente da arrecadação de impostos e do que vem via Tesouro, o orçamento inicial, previsto pela lei orçamentária para 2019, é de mais de R$5.530.400,00. Tudo é direcionado para a manutenção da SESA e, principalmente, aos programas voltados à saúde e bem estar da população, como o Mãe Paranaense, de atendimento à gestante, a Rede Paraná Urgência, Rede de Saúde Mental, Rede de Saúde Bucal e a implantação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e da Rede de Atenção à Saúde do Idoso. Os serviços de assistência farmacêutica e de vigilância à saúde, que controla epidemias, também foram melhorados.

Sonora

Presidida pelo deputado Dr. Batista, a Comissão de Saúde da Alep é formada pelos deputados Michele Caputo (PSDB), que é vice-presidente, Arilson Chiorato (PT), Cristina Silvestri (PPS), Evandro Araújo (PSC), Márcio Pacheco (PDT) e Ricardo Arruda (PSL).

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Bárbara Passos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação