Reconhecer a contribuição dos líderes metropolitanos para o Paraná — esse foi o objetivo da Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (25), que lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Proposto pelo deputado Ney Leprevost (União), o evento reuniu representantes políticos, gestores públicos e lideranças metropolitanas, destacando o trabalho de personalidades que impactam diretamente o desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
“O evento de hoje é muito mais do que uma homenagem. Claro que estamos prestando um reconhecimento público a pessoas que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento da região metropolitana. Mas, mais do que isso, queremos trabalhar na mente das pessoas a ideia de metrópole, a ideia da grande Curitiba”, afirmou o deputado.
“Nosso objetivo principal é fortalecer a compreensão de que os municípios formam uma metrópole integrada e interdependente”, disse, ao defender ações conjuntas, mais diálogo e maior integração entre os entes públicos. “Já existem atividades muito bem-sucedidas feitas de forma conjunta, mas precisamos ter na mente essa ideia de grande Curitiba. Os nossos problemas também são dos nossos vizinhos, e os problemas deles são nossos. Juntos temos que buscar soluções”, concluiu.
O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem (PSD), falou sobre a importância de reconhecer o trabalho de pessoas que atuam de forma silenciosa em prol da comunidade. “Essas pessoas trabalham no silêncio, motivando, ajudando e contribuindo, inclusive, para que nós, servidores públicos, possamos fazer o melhor pela população”, comentou. “Enquanto parte da sociedade não depende diretamente do poder público, muitas outras buscam apoio em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social”, continuou. Ao pontuar que, quando existem pessoas que fazem esse trabalho, elas precisam ser valorizadas, acrescentou: “O diploma, que para nós parece apenas um papel, para eles é um reconhecimento para a vida”.
Valorização
A representatividade feminina foi destacada pela vereadora de Campina Grande do Sul, Leide de Souza (PSB). “É muito bom, é a representatividade feminina. Fiquei muito feliz em ser convidada para receber essa homenagem do nosso deputado, dos líderes”, afirmou ela, que representou as vereadoras da Região Metropolitana de Curitiba. Para a parlamentar, que foi a única mulher eleita para o atual mandato em sua cidade, o reconhecimento fortalece não apenas sua atuação, mas também a confiança das pessoas que representa. “Para nós é muito bom, e para as pessoas que acompanhamos também, porque sabem que há alguém lá defendendo eles”, completou.
O vereador de Colombo, João da Agrolombo (PL), também falou da importância do evento. “A importância dessa homenagem às lideranças da região metropolitana é muito grande, porque iniciativas como essa valorizam o trabalho desenvolvido nos municípios e fortalecem a relação entre representantes e comunidade”, disse.
Também participaram do evento os prefeitos Weverton Vizentin, de Campo do Tenente; João de Lima, de Bocaiúva do Sul; Bozinha, de Campo Magro; José Altair Moreira, o “Gringo”, de Tijucas do Sul; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro, Katia Saliba; o secretário de Obras da Lapa, Marco Bortoletto; além de diversos vereadores da RMC, empresários e demais lideranças.
Região Metropolitana
Formada por 29 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) concentra mais de 3,7 milhões de habitantes, o que representa aproximadamente um terço da população do Paraná. Criada pela Lei Complementar Federal 14/1973, a RMC é a 8ª região metropolitana mais populosa do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é a segunda maior região metropolitana do Brasil em extensão, com 16.581,21 km², atrás de Manaus (AM).
A região desempenha papel fundamental na economia estadual, concentrando indústrias dos setores automobilístico, agronegócio, tecnologia da informação, indústria química e de transformação. Devido à sua localização geográfica, destaca-se nos cenários estadual e nacional, pois, além da proximidade do Porto de Paranaguá, está perto dos principais mercados produtores e consumidores brasileiros e dos países do Mercosul.
"SESSÃO SOLENE EM RECONHECIMENTO PÚBLICO AOS LÍDERES METROPOLITANOS POR SUA CONTRIBUIÇÃO AO PARANÁ"
Carregando fotos...