Sessão Solene na Assembleia Legislativa condecora personalidades empreendedoras do Paraná A homenagem, que lotou o Plenário da Casa, representa o reconhecimento aos profissionais que fazem o estado avançar.

02/05/2023 20h30 | por Antônio Dilay
Solenidade lotou o Plenário da Casa na noite desta terça-feira (2).

Solenidade lotou o Plenário da Casa na noite desta terça-feira (2).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Casa na noite desta terça-feira (2).

Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (ao centro), que presidiu a solenidade.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O Dia Internacional dos Trabalhadores, comemorado no último dia 1º de maio, foi mais uma vez celebrado na Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão solene realizada na noite desta terça-feira (2) alusiva ao Dia do Trabalho em sua 28ª edição da Honra ao Mérito dos Trabalhadores.

Por proposição do presidente deputado Ademar Traiano (PSD) e do deputado Ney Leprevost (União), a homenagem foi prestada pela Assembleia Legislativa em conjunto com a Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB do Brasil) a trabalhadores, lideranças e profissionais das mais diversas áreas de atividades.

Durante a cerimônia foram entregues o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, em reconhecimento pelos serviços prestados em prol da sociedade paranaense. Entre os homenageados estão médicos, professores, policiais, sindicalistas, trabalhadores de organizações não governamentais, donas de casa, servidores públicos e líderes religiosos.

O anfitrião do evento, deputado Ney Leprevost, disse que a homenagem é um reconhecimento para odos os trabalhadores do Paraná. “Fui secretário da Justiça, Família e Trabalho do governador Ratinho Júnior até março do ano passado e nós entregamos o estado como o primeiro lugar no Brasil em empregos através das agências do trabalhador. Isso aconteceu porque sempre mantivemos diálogos com o empresariado e iniciativa privada e investimos forte em qualificação profissional”.

“O trabalhador do Paraná é reconhecido nacionalmente como um profissional extremamente ético, competente e dedicado, já ouvi isso em muitos lugares por onde passei. Quero parabenizar todos os trabalhadores que desenvolvem o nosso estado e fazem pujança da nossa terra, muito obrigado”, completou Leprevost.

A Mesa estava composta pelo deputado Gilson de Souza (PL); presidente da Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e da Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB do Brasil), professor Walter César; vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Arion Mazurkevic; superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, senhora Regina Perpétua Cruz; reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto; secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, administradora da Regional da Matriz da Prefeitura Municipal de Curitiba, doutora Rafaela Marchiorato Lupion Cantergiani; além do proponente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (PSD).

Representando os trabalhadores homenageados nesta edição, o senhor Wanclei Benedito Said, diretor da rede de supermercados Condor do Paraná, disse que é “muito gratificante ser homenageado após 54 anos de trabalho e dedicação, é um estímulo para seguir em frente receber este reconhecimento”.

O segundo vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e presidente do Sindicato dos Permissionários da CEASA de Curitiba (Sindaruc), senhor Paulo Salesbram, representou os empresários homenageados e declarou se sentir honrado em representar quem de fato movimenta este estado, pois a Fecomércio congrega 63% do PIB do Paraná. “Hoje focamos muito em dois pilares da economia, a transformação e a inovação. A transformação faz do comércio e da indústria um vetor que agrega valor e potencializa a renda e a inovação é a tecnologia em si, hoje está na palma da nossa mão que nos ajuda a desempenhar um melhor papel nas nossas ocupações”.

Para a superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná, Regina Perpétua Cruz, “o evento é muito importante por ser o Paraná a quarta economia do país, e o momento é o de chamar a atenção para a informalidade. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) está completando 80 anos e ainda hoje vemos muitos trabalhadores sem carteira assinada, sem férias, décimo terceiro e a gente tem esse desafio de melhorar cada vez mais a vida do trabalhador”.

A administradora da Regional da Matriz da Prefeitura de Curitiba, doutora Rafaela Marchiorato Lupion Cartergiani, representando as mulheres trabalhadoras, afirmou que é um grande momento a 28ª edição deste prêmio e temos que comemorar em tudo que as mulheres já conquistaram e avançaram, mas com toda certeza ainda temos que avançar mais e caminhar para novas conquista”.

O presidente da Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e da Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB do Brasil), professor Walter César, declarou que “o Dia Internacional do Trabalho tem várias maneiras de ser referenciado. Muitas são as homenagens, mas temos que lembrar que quem carrega este país nas costas são os trabalhadores, e este prêmio que criamos há 28 anos é uma forma de homenagear pessoas que forma digna, nos seus trabalhos, são exemplos para todos nós e assim, homenageado eles, lembrarmos de todos os trabalhadores do país”.

O deputado Gilson de Souza (PL), que também presidiu a sessão, comentou que “ esta homenagem é muito importante a todos os trabalhadores, profissionais de diversas áreas. São pessoas que trabalham para tornar o nosso estado muito melhor”.