A Assembleia Legislativa promoveu sessão solene ao final da tarde desta terça-feira (1º) em comemoração aos 70 anos de atuação no Brasil da GEAP Autogestão em Saúde, que presta serviços na área da saúde aos servidores públicos federais ativos, aposentados e seus familiares. A homenagem atendeu a uma proposição do deputado Tadeu Veneri (PT), líder da bancada de Oposição e presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania.
Atualmente cerca de 16 mil pessoas possuem planos de saúde da GEAP no Paraná, sento oito mil idosos. Em todo país mais de 600 mil brasileiros são assistidos. O deputado Tadeu Veneri lembra que a GEAP tem como um dos seus diferenciais em relação aos outros planos de saúde o compromisso de oferecer a mesma qualidade assistencial em todas as fases da vida do beneficiário. “Por ser uma autogestão, sem fins lucrativos, seus recursos são revertidos para a assistência integral de seus clientes”, completou.
Foram homenageados na ocasião o assessor de Auditoria Médica da GEAP, Fernando Carneiro; o gerente regional Carlos Carboni; a poetisa Lygia Pinheiro Machado Pimentel, com 101 anos de idade e inscrita na GEAP desde 1988; Alexandre Matioski; a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná e o Hospital Pequeno Príncipe. Prestigiaram o ato o gerente de Serviços aos Clientes da GEAP Saúde, Luiz Alan Zanella de Ávila; e o gerente de Controle de Qualidade da instituição, Marcelo de Souza Brito, que integraram a Mesa de Honra dos trabalhos. Também se fizeram presentes o deputado Professor Lemos (PT); a gerente da Unidade de Convênios e Saúde Complementar, Terezinha Carmem Tortelli; o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia, Hudson Calefe; e o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Delmar Joel Rodrigues Eich.
História – A GEAP Autogestão em Saúde começou a fazer história em setembro de 1945, inicialmente com o nome de Assistência Patronal dos Servidores do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), idealizada por Hélio Beltrão, que na época era agente administrativo do instituto. Depois de sofrer várias mudanças ao longo do tempo, em 2005 tornou-se a primeira operadora de autogestão do país a obter registro definitivo pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e passou a compor também o quadro de dirigentes da União Nacional das Instituições de Autogestão (Unidas).
No ano de 2013 a GEAP – Fundação de Seguridade Social foi dividida e duas instituições independentes foram criadas. A GEAP Autogestão em Saúde, para administrar os planos de saúde, e a Fundação GEAP Previdência, responsável pela gestão dos planos previdenciários. Neste ano a GEAP Autogestão de Saúde lançou nova identidade visual, para reafirmar compromissos primordiais com seus beneficiários em termos de “acolhimento” e de “cuidado”, baseada em equilíbrio financeiro, ampliação da rede de atendimento e melhoria dos indicadores de saúde junto à ANS.