Sessão Solene Pelos 152 Anos de Emancipação Política do Paraná

26/08/2005 12h18 | por Fátima Vital
Para a editoria de PolíticaDistribuído em 26/08/05Jornalista: Fátima VitalSESSÃO SOLENE PELOS 152 ANOS DEEMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO PARANÁSob a presidência do deputado Hermas Brandão, a Assembléia Legislativa do Paraná comemora os 152 anos de Emancipação Política do Paraná com sessão solene marcada para a próxima segunda-feira (29), às 17horas. Organizado pelo Movimento Pró-Paraná, o evento contará com a presença de autoridades, lideranças políticas e outros convidados. O historiador Sérgio Nadalin, professor da Universidade Federal do Paraná, será o orador oficial, tratando dos fatos que marcaram a vida e a sociedade paranaense até a emancipação política de São Paulo. No encerramento, o jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, presidente do Movimento Pró-Paraná, faz uma homenagem especial aos cidadãos que contribuíram para a projeção econômica, social e política do Estado. A sessão solene terá a participação do Coral Paraná e da Banda da Polícia Militar. HistóriaO imperador Dom Pedro II sancionou a Lei 704, criando o Paraná, que teve como primeiro governador, Zacharias de Góes e Vasconcellos, que em sua época era chamado de presidente da Província; Joaquim José Pinto Bandeira foi o primeiro presidente da Assembléia Legislativa.A Lei Imperial nº 704, que criou o Paraná emancipando-o da Província de São Paulo, em 29 de agosto de 1853, também estabeleceu que Curitiba seria a sua capital, salvo posterior decreto em contrário da Assembléia Provincial, que seria instalada logo depois, em 15 de julho de 1854. A Lei também definiu que a Província daria um senador e um deputado à Assembléia Geral, ficando a Assembléia Provincial com vinte representantes que, naqueles tempos monárquicos, eram eleitos de forma indireta.