Stephanes Júnior, o judoca que já foi montanhista, é a atração do "Política e Viola" deste sábado (16) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30 e também apresenta ao público a dupla sertaneja João Lucas e Gusttavo, de Campo Grande (MS).

13/04/2016 11h04 | por Diretoria de Comunicação
Programa "Política e Viola" com deputado o Stephanes Júnior (PSB).

Programa "Política e Viola" com deputado o Stephanes Júnior (PSB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa "Política e Viola" com deputado o Stephanes Júnior (PSB).

Quando o deputado Reinhold Stephanes Júnior (PSB) decidiu entrar para a política, tinha um bom emprego e ganhava muito bem na iniciativa privada. Foi comunicar seu projeto ao pai, o múltiplas vezes deputado federal e incontáveis vezes ministro, Reinhold Stephanes, que não gostou nada. O pai estava trabalhando em sua mesa na diretoria do Banestado, levantou os olhos por cima dos óculos de leitura e fulminou: “Você não tem o meu apoio e não tem o meu voto”.

Stephanes Júnior, que confessa ter na teimosia seu principal defeito, saiu do gabinete do pai mais decidido do que nunca a entrar para a política. Quando faltavam quinze dias para a eleição o pai amoleceu. Deu apoio ao filho, que acabou se elegendo vereador por Curitiba com doze mil votos. Nunca mais abandonou a política. Essa e outras revelações estão no programa “Política & Viola” que vai ao ar neste sábado (16), na TV Assembleia, apresentado pela dupla sertaneja Willian & Renan. Desta vez, só por Willian, porque Renan teve de atender a um problema de saúde na família.

A movimentada e incrivelmente bem-sucedida carreira do pai, sempre exercendo altos cargos públicos, fez com que Stephanes Júnior tivesse uma infância igualmente movimentada. Com dois anos mudou-se para Brasília, onde ficou até os 9. Passou uma temporada no Rio de Janeiro, quando o pai foi convocado para comandar a Previdência, que ainda tinha sua sede lá. Apesar dessas ausências, tem ótimas memórias dos tempos que passou na velha Curitiba. Até do frio, que era muito mais intenso, e o obrigava a vestir ceroulas no inverno. Tem saudades da Móveis Cimo, da gasosa Wimi e, principalmente, das partidas de bolinha de gude.

Escoteiro desde criança, diz ter aprendido valores importantes no escotismo. Stephanes Júnior é o atleta mais versátil de todos os deputados que apareceram no “Política & Viola”. Foi alpinista, escalou todos os picos do Paraná várias vezes, é lutador de judô, arrisca um futebol e, hoje em dia, se concentra no tênis. O montanhismo é o que deixa mais saudade. Grandes aventuras, amizades duradouras.

Stephanes Júnior tem cinco filhos, o mais velho tem 31 anos de idade e o mais novo 11, e está se preparando para ser avô em julho. Crítico do PT desde os tempos em que criticar o PT não era moda, o deputado tem uma visão positiva da Lava Jato e da atual crise que o país atravessa. “O Brasil vai sair diferente dessa crise. E vai mudar para melhor”, profetiza.

Ele confessa que ainda tem um sonho a realizar. Quer ser prefeito de Curitiba. Acredita que tem formação e projetos para contribuir muito com a cidade.

A dupla de músicos convidados do programa, João Lucas & Gusttavo, de Campo Grande - sertanejos de raiz, inspirados em Tião Carreiro & Pardinho, e que acabou de lançar o CD “Parafuso” - animou a entrevista com suas canções.

O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar cada vez mais a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises aos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.