Sugestões de deputado são incorporadas em decreto contra propagação do coronavírus

19/03/2020 08h58 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo

Deputado Michele CaputoCréditos: Marcus Vinícius Schroeder

Deputado Michele Caputo

O governador Ratinho Júnior anunciou nesta semana uma série de medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus no Paraná.  O decreto estadual, assinado na segunda-feira (16), incorporou pelo menos oito recomendações indicadas pelo deputado estadual Michel e Caputo (PSDB) em um documento enviado diretamente ao governador.

Com grande experiência no setor, Caputo já foi secretário de Saúde de Curitiba e do Paraná. Preocupado com a situação, ele consultou especialistas e elaborou uma lista de sugestões que deveriam ser adotadas imediatamente para evitar a propagação do novo vírus e também preparar a rede de saúde para tratar os doentes.

“Quando se tem uma epidemia, é preciso agir rápido, com embasamento científico e não demorar para tomar decisões. Por isso, parabenizo o governado r por ter tomado a frente da situação e ter sido corajoso ao determinar essas medidas, que são enérgicas, mas protegem a população”, afirmou o deputado.

Restrições e recomendações - Dentre as medidas acatadas estão a suspensão das aulas em escolas e universidades públicas e privadas; a requisição administrativa de leitos de UTI e demais equipamentos privados para o SUS; a suspensão de visitas em hospitais, penitenciárias e centros de socioeducação; o adiamento ou cancelamento de eventos com mais de 50 pessoas; disponibilização de álcool gel em repartições públicas; a orientação de medidas preventivas no transporte público; incentivo ao teletrabalho para grupos de risco no serviço público; e o isolamento de servidores com suspeita ou histórico de viagem para regiões com transmissão comunitária.

Além disso, outras medidas serão implantadas de forma administrativa, como a flexibilização da entrega de medicamentos nas unidades do Programa Farmácia do Paraná, a divulgação de boletins diários sobre a situação do novo Coronavírus e o estudo de viabilidade para a produção de álcool gel no Tecpar, a exemplo do que aconteceu na pandemia de Influenza A H1N1, em 2009.

Outra medidas - O governador anunciou ainda um reforço no monitoramento das fronteiras, com a criação de uma força-tarefa de profissionais da saúde, segurança pública e agricultura para identificação e encaminhamento de casos suspeitos. O Estado colocou ainda as aeronaves do governo à disposição da saúde para transporte de testes de diagnóstico e outros materiais. A suspensão de férias e licenças de servidores da saúde, segurança e defesa civil também foi determinada.

“Não podemos ser omissos. Estamos lidando com vidas. Temos visto que a situação é séria e esta nova doença mata, sobretudo idosos e doentes crônicos. Portanto, todo cuidado é pouco”, alerta Michele Caputo.

COVID-19 no Paraná - Até esta quarta-feira (18) pelo menos 12 casos de Covid-19 já haviam sido confirmados pela Secretaria da Saúde do Paraná. Os pacientes passam bem e apresentam a forma leve da doença. Os casos foram notificados em Curitiba (7), Cianorte (2), Londrina (1), Campo Largo (1) e Pinhais (1). De acordo com o Ministério da Saúde, outros 240 casos permanecem em investigação.

Sintomas da doença - Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação