Superação e persistência: características de Clemilda Thomé, a mais nova Cidadã Benemérita do Paraná Título foi entregue pelo deputado Alexandre Curi (PSD) na noite desta terça-feira (3) em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa.

03/05/2022 20h30 | por Claudia Ribeiro
A empresária Clemilda Thomé é a mais nova Cidadã Benemérita do Paraná.

A empresária Clemilda Thomé é a mais nova Cidadã Benemérita do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A empresária Clemilda Thomé é a mais nova Cidadã Benemérita do Paraná.

No começo da noite desta terça-feira (3), as atenções se voltaram para o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, onde aconteceu a entrega do título de Cidadã Benemérita do Paraná à empresária Clemilda Jesus Rodrigues de Paula Thomé. O motivo da homenagem, proposta pelo deputado Alexandre Curi (PSD), foi a trajetória de sucesso da empresária, que atuou em áreas como a da saúde, educação, segurança e, atualmente, na gastronomia. “Além de gerar milhares de empregos no Paraná, Clemilda soube retribuir, através de um trabalho social extraordinário que fez e faz em diversas associações, ONGs e hospitais. Uma mulher de garra, fibra, exemplo para outras mulheres. Uma das maiores empresárias do Paraná e do Brasil”, elogiou Curi.

Muito emocionada, Clemilda contou um pouco dessa trajetória no discurso, ressaltando a importância do altruísmo que a levou a estar entre as principais mulheres empreendedoras do Paraná. “Passei por muitas dificuldades no início. Vim de uma família pobre de 15 irmãos do interior do Paraná. Mas superei cada pedra no meu caminho. E hoje, estar aqui recebendo uma homenagem de uma Casa da importância da Assembleia Legislativa, que honra a todos nós paranaenses, não tem preço. Só sinto amor e gratidão neste momento”, disse.

A cerimônia de entrega do Título lotou o plenário de amigos e familiares de Clemilda. Entre eles, os filhos José Guilherme e João Alfredo, que entregaram flores para a mãe. “Minha mãe merece tudo que está acontecendo com ela aqui hoje, porque ela é trabalhadora, honesta, ética e muito família. Se fosse escolher uma única palavra para defini-la seria batalhadora”, afirmou João Alfredo. “Estou orgulhosa e feliz pela minha amiga, que é uma pessoa forte e batalhadora”, completou a amiga Jandirinha Khury. “Uma alegria muito grande partilhar deste momento com essa amiga corajosa, com uma história de vida maravilhosa e que é exemplo para muitas mulheres”, enalteceu Cristiane Mocellin, outra amiga, que prestigiou a solenidade.

O presidente Ademar Traiano (PSD) fez questão de presidir a sessão solene.  Para ele, uma forma de prestar homenagem à empresária e valorizar as mulheres empreendedoras do estado. “Ela é uma empreendedora que gerou e continua gerando empregos no nosso estado. Portanto é merecedora dessa homenagem, brilhando no contexto econômico e social do Paraná”, frisou.

“Nesse momento, em que a Assembleia fortalece o empoderamento feminino, homenagear Clemilda, essa mulher diferenciada, exemplo de empreendedora, que conseguiu vencer todos os desafios, a partir de sua saída da nossa querida Sapopema, nós temos que participar e aplaudir sua trajetória”, acrescentou o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli.

Para Clemilda Thomé, o ser empoderada é saber esquecer os “nãos” que as mulheres recebem ao longo da vida.  “Minha mensagem para todas as mulheres, principalmente as que estão começando no empreendedorismo é que sejam persistentes. Que sigam fortes. Nós somos o pilar de tudo e somos fortes. Se soubermos usar essa força, chegaremos aonde quisermos”.

Trajetória

Nascida em Sapopema, formada em Psicologia e Odontologia, Clemilda e o ex-marido Geninho Thomé fundaram, em 1993, a empresa Neodent, que em apenas 15 anos tornou-se líder nacional em seu segmento, com um parque industrial de 50 mil metros quadrados e mais de 900 colaboradores. O sucesso atraiu a atenção do grupo suíço Straumann, líder mundial em implantodontia, que em 2015 adquiriu a empresa.

No ano de 2004,  fundou o Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico – ILAPEO, transformado em faculdade em 2016, com o objetivo de oferecer formação pessoal, profissional nos mais diversos níveis de ensino, como especialização, mestrado e doutorado.

Os negócios de Clemilda se estenderam para as áreas de importação e exportação, setor imobiliário e o gastronômico, com o Bee – Empório Natural, em Curitiba, considerado um dos melhores restaurantes da capital.

Ela também atua na área social. Foi vice-presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, diretora social da Associação Brasileira de Odontologia – secção do Paraná e presidente da Comissão de Ginecologia e Obstetrícia da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Pela dedicação, por sua vida e vitórias, recebeu em 2017 a maior honraria oferecida pelo Governo do Estado do Paraná, a Comenda da Ordem Estadual do Pinheiro.

Participações

Também marcaram presença, além de figuras conhecidas da sociedade paranaense, a ex-governadora, Cida Borghetti, o vereador Alexandre Leprevost, que representou a Câmara Municipal de Curitiba; e os deputados estaduais Guto Silva (PP) e Maria Victoria (PP).