NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Superintendente do Porto Terá que Ser Aprovado Pela Alep
18h23
por Jornalista Miguel Andrade
2 min de leitura
1.133 visualizações
O nome do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) terá que ser aprovado pela Assembléia Legislativa, após consulta pública. É o que prevê projeto de lei 125/05 de autoria do deputado Valdir Rossoni (PSDB), já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.A matéria agora entra em regime de urgência e deverá em breve ser incluída na Ordem do Dia. Se for aprovada será um grande avanço na administração pública do Paraná. “Um cargo de tamanha importância não pode ser definido apenas por critérios pessoais. É preciso qualificação para um cargo de tanta responsabilidade, que administra a entrada e saída dos bens do Paraná”, disse Rossoni.O que motivou a criação deste projeto, de acordo com o líder da Oposição, foi a sucessão de acontecimentos que apontam inoperância do Porto de Paranaguá. Além da demora na descarga, o que motiva filas quilométricas na estrada e prejuízo para produtores e carreteiros, existem outros problemas que comprometem a eficiência do porto.Rossoni cita como exemplo um caso mais recente, que é o risco do Porto de Paranaguá perder a condição de terminal internacional, porque não atendeu as exigências da Organização Marítima Internacional. Se isso acontecer, navios estrangeiros não vão mais atracar aqui e o Estado não poderá mais mandar mercadorias para outras partes do mundo nem receber material do exterior.“Se o porto não atender as exigências das Nações Unidas, cujo prazo termina em 30 de junho, vamos ficar isolados do mundo”, prevê Rossoni. De acordo com o líder da Oposição, por razões como esta a escolha do titular da APPA pelos parlamentares irá refletir não apenas nos interesses de nosso Estado, mas, e principalmente, no interesse público ainda mais abrangente relativo à política Nacional de incentivo e facilitação das exportações, favorecendo a balança comercial brasileira.“Em tempos de competitividade, em que o País faz um esforço gigantesco para aumentar as suas exportações, nada mais lógico que criar processos que tragam maior profissionalização no comando dos principais terminais exportadores do nosso Estado”, diz Rossoni.
Notícias Relacionadas
12:09
Prestação de contas da Sesa na Assembleia tem como destaques a execução dos restos a pagar e a queda da mortalidade materna
Relatório do segundo quadrimestre de 2026 também aponta diminuição das filas por cirurgias eletivas, consultas e exames especializados.
Leia mais
09:49
Deputado Professor Lemos (PT) questiona volume de benefícios fiscais do Poder Executivo e defende mais investimentos em áreas essenciais
Parlamentar afirma que os incentivos tributários devem priorizar setores que precisam de apoio e gerar empregos, e pede debate no Legislativo sobre a peça orçamentária de 2027.
Leia mais
18:46
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:46
Deputado Goura (PDT) participa da apresentação do novo protocolo da PMPR para ocorrências em templos e cultos religiosos
Parlamentar destaca respeito à fé e articulação com Defensoria, Ministério Público e lideranças de matriz africana.
Leia mais