Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Tampinha Paraná: Assembleia e Sanepar entregam 450 kg de tampinhas ao Asilo São Vicente de Paulo

Doações serão destinadas à aquisição de fraldas geriátricas para idosas atendidas pela instituição.

Entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (8), no Asilo São Vicente de Paulo.
Entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (8), no Asilo São Vicente de Paulo. Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de seu Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, e a Sanepar entregaram nesta quarta-feira (8), no Asilo São Vicente de Paulo, 450 quilos de tampinhas e lacres metálicos à instituição. A iniciativa, que faz parte do programa Tampinha Paraná, auxilia na aquisição de fraldas geriátricas para as idosas moradoras do local.

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado e segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), agradeceu à diretoria e aos colaboradores da Sanepar por abraçarem o programa Tampinha Paraná.

“É uma alegria enorme participar deste momento. Estamos recebendo 450 quilos de tampinhas arrecadadas, de forma voluntária, pelos funcionários da empresa. Essas doações são pequenas atitudes que geram grandes transformações para quem mais precisa. As tampinhas e outros itens recicláveis são utilizados para a aquisição de fraldas geriátricas destinadas às idosas atendidas pelo Asilo São Vicente de Paulo”, disse a deputada. “Uma iniciativa que une esforços, promove a cidadania e apoia instituições que dedicam suas vidas a cuidar do próximo”, complementou.

A representante do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, destacou que a arrecadação das tampinhas está alinhada aos valores da empresa. “O princípio é ajudar o próximo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Muitas vezes as pessoas têm o hábito de descartar tampinhas em qualquer lugar. Quando passam a se conscientizar de que esse pequeno gesto pode impactar a vida de outras pessoas, especialmente no Asilo São Vicente, compreendem a transformação que essa ação representa. As tampinhas se convertem em fraldas geriátricas, cuja necessidade é grande na instituição”, explicou.

O padre José Aparecido, gestor do Asilo, ressaltou o impacto ambiental além do financeiro. “Estamos falando não só dos benefícios econômicos, mas também do envolvimento de famílias e crianças que participam da coleta e separação das tampas plásticas, sabendo que existe o objetivo de ajudar o meio ambiente e apoiar as idosas. Valorizamos e agradecemos muito essa parceria”, afirmou.

Entregas

Em novembro de 2024, a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná firmaram uma parceria para a implementação do programa Tampinha Paraná em suas instalações. A colaboração tem vigência de 24 meses, com término previsto para novembro de 2026. Até o momento, a Companhia já realizou duas entregas, totalizando aproximadamente 900 quilos de tampinhas arrecadadas.

Nesta entrega, a Sanepar destinou 450 quilos, o equivalente a 180 mil tampinhas, recolhidas em Curitiba e Rolândia.

O que descartar

Além de tampinhas de garrafa PET, também podem ser doadas outras tampas plásticas utilizadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa-odores em geral, lustra-móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido); além de tampas de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, canetas e canetinhas.

Na Assembleia, há coletores de arrecadação disponíveis para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação