Tecnologia e educação serão temas de audiência pública na Assembleia Legislativa Especialistas em educação, saúde e segurança vão discutir efeitos do uso da internet, em evento que acontece na próxima terça-feira (17).

11/05/2016 17h51 | por Kharina Guimarães
Deputado Hussein Bakri (PSD)

Deputado Hussein Bakri (PSD)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Hussein Bakri (PSD)


As consequências do uso irracional da internet e das novas tecnologias na educação e na saúde das crianças e adolescentes serão discutidas durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa de promover o debate sobre o tema é da Presidência da Assembleia e da Comissão de Educação da Casa, comandada pelo deputado Hussein Bakri (PSD).

A audiência pública com o tema “Tecnologia e Dignidade Humana no Paraná” acontece na próxima terça-feira (17), a partir das 8h30, no Plenarinho da Assembleia, e vai reunir especialistas para debater políticas públicas de proteção das crianças e adolescentes na era digital. Bakri explica que o uso excessivo das redes sociais e a diminuição do contato real entre as pessoas têm impactos diretos na educação. “A tecnologia está exercendo uma influência muito grande na educação. Grande parte dela benéfica, mas existe uma parte que está sendo vista com preocupação pela comunidade acadêmica, estudantes e professores. A influência da rede social na vida dos alunos não dá para negar. Acontece na minha casa, na sua casa, na casa de todos, de repente nos deparamos com a família inteira na rede social e ninguém conversa mais. É evidente que isso está trazendo prejuízos à educação, problemas sérios aos professores e à possibilidade de amizades perigosas”.

A intenção do grupo é definir uma linha de ação e medidas práticas a serem adotadas. “Nós temos que tomar uma atitude. Debater esse assunto com especialistas da área da educação, da área da psicologia e também da polícia. O que podemos fazer, que campanha podemos fazer, que metodologia podemos usar, o que podemos aplicar nas escolas para minimizar os efeitos negativos dessa influência terrível na vida de alunos e acadêmicos”, ressalta Bakri.

A programação inclui palestras com Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, delegado chefe do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no Paraná; com a doutora em Tecnologia e Sociedade Cineiva Campoli Paulino Tono, Fundadora do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana; e com a doutora em Saúde da Criança e do Adolescente Luci Pfeiffer, coordenadora do Programa HC-Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O evento será em alusão ao Dia da Tecnologia e Dignidade, comemorado em 15 de maio, e também marcará a regulamentação da lei nº 18.572/2015. Os interessados em participar dos debates devem fazer a inscrição aqui.

Ouça o Podcast relacionado
Galeria Flickr:

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação