Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Terceiro dia do Seminário de Saúde Mental debate saúde das mulheres e o impacto da violência de gênero

Saúde Mental das Mulheres foi tema do tercerio dia do seminário.
Saúde Mental das Mulheres foi tema do tercerio dia do seminário. Créditos: Valdir Amaral/Alep

Na manhã desta quarta-feira (17), aconteceu o terceiro dia do Seminário de Saúde Mental e Políticas Públicas para a Saúde, que teve como eixo temático a saúde mental das mulheres. A mediação foi realizada pela Deputada Ana Júlia (PT), coordenadora da Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental.

As especialistas convidadas destacaram os diversos fatores que exercem forte influência sobre o bem-estar psíquico das mulheres, como as estatísticas da violência doméstica física e psicológica, a importância da rede de apoio e o tratamento fornecido pelo Estado às vítimas de violência. 

Dentro do eixo temático, também foram abordadas questões jurídicas, como a definição do feminicídio na legislação brasileira e assuntos relacionados à economia, como as implicações na geração de riquezas geradas pela rotina de cuidado e pelas jornadas exercidas pelas mulheres. 

A Dra. Juliana Mittelbach, enfermeira e mestre em saúde coletiva, comentou o evento e aprofundou a reflexão sobre sua fala no seminário, que trouxe ao debate as questões que envolvem o adoecimento psicológico das mulheres negras: “É muito importante a organização deste debate no Setembro Amarelo, falo sobre a saúde mental das mulheres negras em uma sociedade que tanto nos oprime pelo racismo estrutural e quais são os mecanismos que nós temos para enfrentar essas situações, como podemos nos unir como mulheres e como sociedade para superar as estruturas que oprimem. Assim, construímos coletivamente as estratégias e soluções para sairmos dos espaços que nos adoecem e irmos à luta de políticas públicas que garantam nossa saúde.”

Ana Júlia, deputada mediadora e proponente da ação, destacou: “Este é um debate muito importante porque, quando olhamos os dados relacionados ao sofrimento mental, as mulheres têm, infelizmente, o índice maior. Isso se dá muito por conta da dupla, tripla jornada de trabalho, pela sobrecarga dos trabalhos relacionados ao cuidado, que ainda fica muito sob a responsabilidade das mulheres, além das múltiplas violências que a nossa sociedade ainda colocam nas mulheres, como assédio moral, sexual e as violências domésticas e de gênero. Nosso intuito hoje é identificar esses elementos e o que o poder público pode remediar e contribuir para solucionar o problema.”

O seminário conta com apoio da Escola do Legislativo e segue até o dia 19/09. Confira a programação completa no link: Programação e Informações

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação