Teste antígeno controla taxa de contágio de Covid-19

15/06/2021 11h14 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Kassio Pereira

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, da Assembleia Legislativa do Paraná, reiterou na segunda-feira (14) a importância da retomada dos testes antígenos para controlar a taxa de contágio da Covid-19 em alta no país e no Paraná. "O Instituto de Biologia Molecular do Paraná começou a produzir o teste de antígeno e ficou claro a confiabilidade e o resultado mais rápido. Portanto, há a necessidade de se trabalhar em larga escala com os testes e isso é importantíssimo para controlar essa taxa de contágio que é muito alta", disse.

Michele Caputo citou o exemplo da cidade de Maringá que comprou 10 mil testes e vai comprar mais 30 mil e disse que a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) também considerou importante a aquisição e disponibilização dos testes para outros municípios.

"Fica a torcida para que o mais rápido possível a SESA também compre esses antígenos porque alguns municípios estão fazendo isso por sua própria conta. O teste custa R$ 15 em contrapartida dos R$ 150 que se paga pelo PCR, ambos com mais de 90% de confiabilidade. É uma estratégia muito acertada o teste do antígeno", disse.  

Mais vacinas - A Frente Parlamentar, segundo Michele Caputo, recebeu carta da Sociedade Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia recomendando, o que foi acatado pelo Plano Estadual de Imunização, a vacinação de grávidas e puérperas independente de comorbidade . "Os números de óbitos maternos são assustadores em 2021 e se junta a informação do hospital Pequeno Príncipe, referência nacional na área de pediatria, uma alta de 1500% comparada a 2020 de covid-19 em crianças e adolescentes, inclusive aumento de óbitos", disse.

"É importantíssimo acelerar o processo de vacinação porque só as duas doses conferem uma imunidade razoável. Nós precisamos que outras faixas etárias comecem a entrar nesse processo de vacinação. Estamos vendo esse deslocamento da curva de internação e de óbitos. Isso se deve ao fato de que as faixas etárias maiores já estão satisfatoriamente imunizadas", completou.

Não adianta o governo federal, segundo o deputado, só divulgar que vai vacinar acima de 18 se não tiver vacina. "É preciso de um cronograma que o Programa Nacional de Imunização possa cumprir. Porque quando se cria uma expectativa, as pessoas vão para a fila, gera um desgaste no sistema e com isso coloca em risco a credibilidade dos gestores e os gestores estão fazendo todo possível e os trabalhadores da saúde ainda mais, porque eles estão lá na ponta do sistema", disse.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação