Thiago Bührer: gosto pela política vem de família O parlamentar, que integra a nova bancada na Assembleia Legislativa do Paraná, é filho do deputado estadual Francisco Bührer (PSD), e chega com a experiência do Executivo. Ele já foi secretário e vice-prefeito de São José dos Pinhais.

17/11/2022 10h51 | por Claudia Ribeiro

Thiago Bührer chega na Assembleia Legislativa já com a experiência vivida enquanto secretário municipal e vice-prefeito de São José dos Pinhais.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Morador de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Thiago Bührer (União), eleito deputado estadual com 50.948 votos, nasceu e cresceu no município e por lá já exerceu cargos no Executivo local, em diferentes gestões.  Foi secretário de Esportes e Lazer (2013 e 2016); secretário de Obras (2017 a 2018); secretário de Governo (2021 a 2022), além de vice-prefeito, entre 2017 a 2020, na gestão de Toninho Fenelon.  Se inspira na trajetória do pai, que já foi vereador e também vice-prefeito da cidade e é deputado estadual desde 2002, Francisco Büher (PSD). Mandato que deixa no fim do ano para a entrada do filho. “Tenho muito orgulho da história política que meu pai construiu e me comprometo a continuar o trabalho que ele fez em favor de São José dos Pinhais e honrar o legado que ele deixa”, destaca.

Thiago é casado com Tamara Miranda Bührer e pai de quatro filhos: Guilherme, Felipe, Leonardo e Lucas. Formado em fisioterapia, com pós-graduação em gestão pública, desde muito cedo esteve envolvido nas causas municipalistas, que é para onde pretende direcionar o primeiro mandato na Casa de leis. “Quero me dedicar a causas que ajudem a melhorar a vida das pessoas nos municípios. E não apenas para a população de São José dos Pinhais, mas quero trabalhar por toda a Região Metropolitana de Curitiba, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura”, detalha.

Tendo atuado como articulador enquanto secretário de Governo, Thiago Bührer defende o planejamento, a transparência e o fortalecimento dos municípios da RMC e diz que pretende transferir a experiência que adquiriu no Executivo para o Legislativo. “Vou legislar e buscar recursos junto ao Governo do Estado para que estes municípios tenham condições de se desenvolver ainda mais”, conclui.