TJ apresenta projeto do E-Fórum para representantes da segurança pública Deputado Luis Corti (PSB) sugeriu a integração das polícias no projeto para facilitar o processamento das prisões em flagrante.

07/11/2023 16h30 | por Assessoria Parlamentar

Por iniciativa do deputado Luis Corti (PSB), representantes das Polícias Civil e Militar e da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania conheceram nesta terça-feira (07) o projeto E-Fórum do Tribunal de Justiça.Créditos: Divulgação

A integração entre o Poder Judiciário e os órgãos de segurança pública do estado vai aprimorar a prestação de serviço para a população das pequenas cidades. Por iniciativa do deputado Luis Corti (PSB), representantes das Polícias Civil e Militar e da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania conheceram nesta terça-feira (07) o projeto E-Fórum do Tribunal de Justiça.

“Quando conheci esse projeto do Tribunal de Justiça percebi que poderíamos ampliar a utilização dessas estruturas para acabar com um problema que aflige a população do interior. Essa integração entre as instituições é fundamental para podermos construir as melhores soluções para o bem-estar da comunidade”, destaca Corti.

A proposta apresentada pelo parlamentar ao Judiciário é o compartilhamento da estrutura do E-Fórum com a segurança pública. A estrutura daria suporte para o processamento das prisões em flagrante via videoconferência com a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

“Onde não há delegacia, as equipes da Polícia Militar precisam se deslocar para cidades vizinhas quando realizam alguma prisão em flagrante. Esse trâmite acaba deixando as pequenas cidades desassistidas. Em alguns casos, como o de Goioxim, os policiais precisam percorrer 70 quilômetros para registrar um flagrante”, pontua o deputado.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou que o modelo de atuação do E-Fórum ainda está em formulação. “Ficamos muito felizes com as contribuições que estamos recebendo. Nosso objetivo com esse projeto é facilitar o acesso da população ao Judiciário e outros serviços”.

Projeto

O E-Fórum será um posto avançado da Justiça em cidades onde não há a presença física do Judiciário. A estrutura dará suporte para que advogados e as partes interessadas em processos em tramitação não precisem sair da cidade para a realização de audiências e outros serviços.

A expectativa é de que a estruturação do projeto esteja concluída até o fim do ano. As primeiras unidades devem ser implantadas no primeiro semestre de 2024.

Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR, Leonel Pedralli, o coordenador de Operações Integradas da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Coronel Sérgio Augusto Ramos, o Major Cleverson representando a Polícia Militar do Paraná, e Maria Eduarda Fonseca, representando a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.