NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Traiano Cria Projeto que Beneficia Deficientes Visuais
18h18
por Rafaela Dorigo
Fonte: MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO ADEMAR TRAIANO
2 min de leitura
988 visualizações
Foto 1 – Deputado Ademar Traiano acredita que os deficientes visuais sentem na própria pele as dificuldades de locomoção nas cidades.DEPUTADO CRIA PROJETO QUEBENEFICIA DEFICIENTES VISUAISIniciou-se nesta terça-feira (16) a tramitação de projeto de lei do deputado estadual e líder do PSDB Ademar Traiano, que determina que a calçada em torno de equipamentos urbanos, como telefones públicos, lixeiras e postes, seja diferenciada, podendo ser sentida pelos pés dos cegos, mesmo que calçados.De acordo com a justificativa do projeto, são comuns os relatos de casos de deficientes visuais que se chocam com postes, lixeiras, placas de sinalização e os mais variados tipos de mobília urbana, em função da falta de avisos táteis que indiquem a presença dos equipamentos.As dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais nas cidades brasileiras são notórias. “Muito já foi dito a respeito do assunto, mas pouco foi feito. A iniciativa privada e o poder público ensaiam tímidas iniciativas, geralmente alardeadas como grandes conquistas, mas ainda estamos longe de atingir o grau de respeito que outras nações tratam os deficientes visuais”, destacou o deputado Traiano.O projeto pretende, também, diminuir as dificuldades de locomoção dos deficientes visuais nos centros urbanos destinados a circulação de pedestres. “Queremos tornar as vias públicas do estado mais democráticas, tratando os deficientes visuais com o respeito que merecem, diminuindo as diferenças e preservando a integridade física”, finaliza o parlamentar.Gabinete do Deputado Estadual Ademar TraianoAssessoria de ImprensaRafaela DorigoTel: (41) 9106-7018 e 3350-4096
Notícias Relacionadas
15:33
Projeto de lei do deputado Delegado Tito Barichello (PL) propõe título de Utilidade Pública à Associação de Moradores da Vila Ivaí, em Curitiba
Proposta reconhece a relevância social da entidade, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento comunitário, a assistência social e a promoção da cidadania.
Leia mais
10:50
Deputado Artagão Júnior (PSD) denuncia possível fraude em posto de combustíveis de Curitiba e cobra fiscalização
Leia mais
10:23
Deputado Moacyr Fadel (PSD) defende prorrogação de benefício do ICMS para fortalecer a suinocultura paranaense
Parlamentar destaca que a medida garante competitividade aos produtores, segurança jurídica e preservação da renda no campo.
Leia mais
10:02
Lei que institui o Dia Estadual de Valorização da Família no Paraná celebra 10 anos neste dia 21 de outubro
Instituída por projeto do deputado Gilson de Souza (PL), a data integra o Calendário de Eventos do Estado e destaca o papel da convivência familiar na formação das pessoas.
Leia mais